Osteonecrose do Quadril

A osteonecrose do quadril é uma condição dolorosa que ocorre quando o suprimento de sangue ao osso é interrompido. Como as células ósseas morrem sem um suprimento de sangue, osteonecrose pode, em última instância, levar à destruição da articulação do quadril e da artrite.

A osteonecrose é também chamada necrose avascular ou necrose asséptica. Embora possa ocorrer em qualquer osso, a osteonecrose geralmente afeta o quadril. Mais de 20 mil pessoas cada ano entram em hospitais para tratamento da osteonecrose do quadril. Em muitos casos, ambos os lados do quadril são afetados pela doença.

Causas da Osteonecrose do Quadril

Osteonecrose do Quadril

A osteonecrose do quadril desenvolve-se quando o fornecimento de sangue à cabeça femoral é interrompido. Sem nutrição adequada, o osso na cabeça do fêmur morre e gradualmente colapsa. Como resultado, a cartilagem articular que cobre os ossos do quadril também colapsa, levando a artrite incapacitante.

Fatores de risco

Embora nem sempre seja conhecido o que causa a falta de suprimento de sangue, há uma série de fatores de risco que podem tornar mais provável que alguém desenvolva a doença:

• Lesões – Deslocamento de quadril, fraturas de quadril e outras lesões podem danificar os vasos sanguíneos e prejudicar a circulação para a cabeça femoral;
  • Alcoolismo;
  • Medicamentos para corticosteroides – Muitas doenças, como asma, artrite reumatoide e lúpus eritematoso sistêmico, são tratadas com medicamentos esteroides. Embora não se saiba exatamente por que esses medicamentos podem levar à osteonecrose, a pesquisa mostra que há uma conexão entre a doença e o uso prolongado de esteroides.
  • Outras condições médicas – A osteonecrose está associada a outras doenças, incluindo a doença de Caisson (doença de mergulhador ou “dobras”), doença falciforme, doença de Gaucher, lúpus eritematoso sistêmico, doença de Crohn, embolia arterial, tossia e vasculite.

Incidência

Embora a osteonecrose do quadril afete pessoas de todas as idades, ela geralmente ocorre entre as idades de 40 e 65. Os homens desenvolvem osteonecrose com mais frequência do que as mulheres.

Sintomas da Osteonecrose do Quadril

A osteonecrose desenvolve-se por etapas. A dor do quadril é tipicamente o primeiro sintoma. Isso pode levar a uma dor maçante ou dor latejante na região da nádega. À medida que a doença progride, será mais difícil ficar de pé e colocar peso no quadril afetado, além de que mover a articulação do quadril será doloroso.

O tempo que leva para que a doença avance através dessas etapas varia de vários meses a mais de um ano. É importante diagnosticar esta doença precocemente, porque alguns estudos mostram que o tratamento precoce está associado a melhores resultados.

A Clínica Ortopédica Cidade Jardim está pronta para te atender. Agende seu horário conosco.

Tratamento para Osteonecrose do Quadril

Embora as opções de tratamento não cirúrgico, como medicamentos ou o uso de muletas, possam aliviar a dor e diminuir a progressão da doença, as opções de tratamento mais bem-sucedidas são cirúrgicas. Os pacientes com osteonecrose diagnosticados nos estágios iniciais (antes do colapso da cabeça femoral) são bons candidatos para procedimentos de conservação do quadril.

Descompressão do núcleo

Este procedimento envolve a perfuração de um furo maior ou vários orifícios menores na cabeça femoral para aliviar a pressão no osso e criar canais para novos vasos sanguíneos para nutrir as áreas afetadas do quadril.

Quando a osteonecrose do quadril é diagnosticada precocemente, a descompressão do núcleo é frequentemente bem-sucedida na prevenção do colapso da cabeça femoral e no desenvolvimento de artrite.

A descompressão do núcleo é muitas vezes combinada com enxerto ósseo para ajudar a regenerar osso saudável e apoiar a cartilagem na articulação do quadril. Um enxerto ósseo é um tecido ósseo saudável que é transplantado para uma área do corpo onde é necessário.

Muitas opções de enxerto ósseo estão disponíveis hoje. A técnica padrão é pegar osso de uma parte do seu corpo (colheita) e movê-lo para outra parte do seu corpo. Este tipo de enxerto é chamado de auto-enxerto.

Muitos cirurgiões usam osso que é colhido de um doador ou cadáver. Este tipo de enxerto geralmente é adquirido através de um banco de ossos. Como outros órgãos, os ossos podem ser doados após a morte.

Existem também vários enxertos ósseos sintéticos disponíveis hoje.

Enxerto de Fíbula vascularizada

Outra opção cirúrgica é um enxerto de fíbula vascularizada. Este é um procedimento em que um segmento de osso é retirado do osso pequeno na perna (fíbula), juntamente com o suprimento de sangue (artéria e veia). Este enxerto é transplantado para um buraco criado no pescoço e cabeça do fêmur, e a artéria e a veia são reatadas para ajudar a curar a área da osteonecrose.

Artroplastia de Quadril

Se a osteonecrose avançou para o colapso da cabeça femoral, o tratamento mais bem-sucedido é a artroplastia de quadril. Este procedimento envolve a substituição da cartilagem e do osso com implantes artificiais.

A reposição total do quadril é bem-sucedida para aliviar a dor e restaurar a função em 90 a 95 por cento dos pacientes. É considerada uma das operações mais bem-sucedidas em todos os medicamentos.