Fratura do Acetábulo

Você sabe o que é uma Fratura do Acetábulo?

Uma fratura do acetábulo é uma quebra na porção do soquete da articulação do quadril. Essas fraturas no quadril não são comuns – elas ocorrem muito menos frequentemente do que as fraturas da cabeça femoral.

A maioria das fraturas do acetábulo são causadas por algum tipo de evento traumático, como a colisão de um carro. Muitas vezes os pacientes terão lesões imediatas que requerem tratamento imediato.

Um incidente de baixa energia, como uma queda em pé, pode causar uma fratura do acetábulo em uma pessoa mais velha com ossos mais fracos.

O tratamento da fratura do acetábulo geralmente envolve uma cirurgia para restaurar a anatomia normal do quadril e estabilizar a articulação.

As fraturas do acetábulo variam. Por exemplo, o osso pode quebrar diretamente através do soquete ou quebrar em muitas peças. Quando o acetábulo é fraturado, a cabeça femoral pode não mais caber firmemente no encaixe, e a superfície da cartilagem de ambos os ossos pode ser danificada.

Se a articulação permanece irregular ou instável, o dano contínuo da cartilagem nas superfícies pode levar à artrite.Fratura do Acetábulo

Gravidade

A gravidade da lesão depende de vários fatores, incluindo:

• O número e o tamanho dos fragmentos de fratura;
  • A quantidade que cada peça está fora de lugar (deslocada);
  • A lesão nas superfícies da cartilagem tanto do acetábulo quanto da cabeça do fêmur;
  • A lesão nos tecidos moles circundantes, como músculo, tendões, nervos e pele.

Se o osso se rompe de forma que os fragmentos de osso saem através da pele ou uma ferida penetra no osso quebrado, a fratura é chamada de fratura “aberta” ou composta. Este tipo de fratura é particularmente grave porque, uma vez que a pele está quebrada, pode ocorrer infecção na ferida e no osso. É necessário um tratamento imediato para prevenir a infecção.

As fraturas abertas do acetábulo são raras porque a articulação do quadril está bem coberta com tecidos moles. Quando ocorrem, eles são geralmente o resultado de traumas.

Padrão de lesão

A anatomia da pelve fornece suporte ósseo para a frente (anterior) e para trás (posterior) do encaixe do quadril. Os médicos identificaram vários padrões de fratura do acetábulo diferentes. Esses padrões de fratura são baseados em:

• Localização – como uma quebra na coluna anterior (frontal) ou posterior (traseira) do osso ou a área ao redor da borda óssea (parede) do acetábulo;
  • Orientação – como uma ruptura que é direta em todo o osso;
  • As fraturas do acetábulo também podem ocorrer em uma combinação de padrões. Conhecer a gravidade e o padrão específico de sua fratura ajudará o médico a determinar o tratamento.

Causas e Sintomas da Fratura do Acetábulo

Uma fratura do acetábulo ocorre quando uma força conduz a cabeça do fêmur contra o acetábulo. Esta força pode ser transmitida a partir do joelho (como bater o joelho contra o painel em uma colisão frontal de carro) ou do lado (como cair de uma escada diretamente no quadril). Dependendo da direção da força, a cabeça do fêmur é às vezes empurrada para fora do soquete do quadril, uma lesão chamada luxação do quadril.

Fratura do AcetábuloQuando a fratura é causada por impacto de alta energia, os pacientes geralmente sofrem grandes hemorragias e outras feridas graves que requerem atenção urgente.

As fraturas do acetábulo são causadas por ossos fracos. Isso é mais comum em pacientes mais velhos cujos ossos ficaram enfraquecidos pela osteoporose. Embora esses pacientes geralmente não tenham outras lesões, eles podem ter problemas médicos complicados, como doenças cardíacas ou diabetes.

Um acetábulo fraturado é doloroso. A dor é agravada com o movimento.

Se o dano do nervo ocorreu com a lesão, o paciente pode sentir dormência, fraqueza ou sensação de formigamento na perna.

Nossos ortopedistas estão prontos para tratar sua fratura. Marque seu horário conosco.

Tratamento para Fratura do Acetábulo

O médico irá considerar várias coisas ao planejar seu tratamento, incluindo:

• O padrão específico da fratura;
  • Quanto os ossos estão deslocados;
  • Seu estado geral de saúde;

O tratamento não cirúrgico pode ser recomendado para fraturas estáveis ​​nas quais os ossos não são deslocados. Também pode ser recomendado para pacientes com maior risco de complicações cirúrgicas. O tratamento não cirúrgico pode incluir:

• Auxiliares de caminhada. Para evitar o peso em sua perna, o médico pode recomendar que você use muletas ou um andador.
  • Auxílios de posicionamento. Se o médico está preocupado com a instabilidade das articulações ele pode restringir a posição do quadril, limitando o quanto você pode dobrá-la. Um dispositivo de posicionamento de perna, como um travesseiro de abdução ou imobilizador de joelho, pode ajudá-lo a manter essas restrições.
  • Medicamentos. O médico pode prescrever medicamentos para aliviar a dor, bem como um anticoagulante para reduzir o risco de formação de coágulos sanguíneos nas veias das pernas.

Tratamento cirúrgico

A maioria das fraturas do acetábulo são tratadas com cirurgia. Como as fraturas do acetábulo danificam a superfície da cartilagem do osso, um objetivo importante da cirurgia é restaurar uma superfície lisa e plana do quadril.

Durante a operação, o médico irá reconstruir a anatomia normal da articulação do quadril, alinhando os fragmentos de osso para restaurar a superfície do acetábulo e encaixando a cabeça femoral no encaixe do quadril.

A maioria das fraturas do acetábulo não são operadas de maneira correta. O médico pode atrasar sua cirurgia alguns dias para se certificar de que sua condição geral é estável e você está preparado para o procedimento.

Durante este período, o médico pode colocar sua perna na tração esquelética para imobilizar a fratura e prevenir lesões adicionais ou danos no encaixe do quadril. Na tração esquelética, um pino de metal é implantado no fêmur ou nos ossos da tíbia. Os pesos ligados ao pino puxam suavemente a perna, mantendo os fragmentos de osso quebrados na posição mais normal possível. Para muitos pacientes, a tração esquelética também oferece algum alívio da dor.

Redução aberta e fixação interna

Durante a cirurgia, os fragmentos de osso deslocados são primeiro reposicionados em seu alinhamento normal. O médico irá então prender as placas de metal e os parafusos nas superfícies externas do osso para manter os fragmentos juntos enquanto eles se curam.

Dependendo da localização da sua fratura, o médico fará uma incisão ao longo da frente, lado ou parte de trás do seu quadril. Ocasionalmente, é utilizada uma combinação de abordagens ou uma abordagem alternativa.

Recuperação após Fratura do Acetábulo

Dor

Após a cirurgia, você sentirá alguma dor. Esta é uma parte natural do processo de cura. O médico e as enfermeiras trabalharão para reduzir sua dor, o que pode ajudá-lo a se recuperar da cirurgia mais rapidamente.

Os medicamentos são frequentemente prescritos para alívio da dor a curto prazo após a cirurgia. Muitos tipos de medicamentos estão disponíveis para ajudar a administrar a dor, incluindo opioides, anti-inflamatórios não esteroides e anestésicos locais.Fratura do Acetábulo

Suporte de peso

A maioria dos pacientes precisam de muletas ou um andador por um período de tempo. Para alguns pacientes, o peso parcial pode ser permitido após 6 a 8 semanas. O peso total não será permitido até que seus ossos estejam completamente curados, o que geralmente leva de 3 a 4 meses. Você usar uma bengala para caminhar por um longo período de tempo.

É importante seguir as instruções específicas do médico para o levantamento de peso. Andar na sua perna ferida antes de curar ou participar de atividades físicas muito cedo pode fazer com que a fratura ocorra novamente.

Fisioterapia

Apesar das restrições de peso, o médico pode incentivar o movimento antecipado. Isso significa levantar-se da cama e fazer o máximo possível dentro de limitações específicas de peso. Em muitos casos, um fisioterapeuta fornecerá instruções sobre como começar com segurança e usar muletas ou andador.

Ao longo do tempo, você aprenderá outros exercícios para ajudá-lo a construir força e resistência para que você possa realizar suas atividades diárias normalmente.

Atividades esportivas

Se o seu objetivo é retomar atividades esportivas, o médico irá guiá-lo em uma progressão gradual para essas atividades. É importante estar ciente de que devido à natureza complicada da fratura do acetábulo, muitos pacientes não podem retornar aos níveis pré-lesões da atividade.

O médico irá dizer-lhe quando é seguro começar atividades de baixo impacto, como nadar e / ou andar de bicicleta. No entanto, pode levar de 6 a 12 meses para retornar a atividades esportivas mais pesadas.