Deslocamento de Quadril

Um pouco sobre Deslocamento de Quadril

Um deslocamento de quadril ocorre quando a cabeça do fêmur é forçada a sair do encaixe no osso do quadril (pelve). Normalmente, precisa-se de muita força para deslocar um quadril. As colisões de carros e quedas de alturas significativas são causas comuns e, como resultado, outras lesões, como ossos quebrados, geralmente ocorrem com a luxação. Uma luxação do quadril é uma séria emergência médica. É necessário um tratamento imediato.

Quando há uma luxação do quadril, a cabeça femoral é empurrada para trás ou para a frente.Deslocamento de Quadril

• Deslocamento posterior. Em aproximadamente 90% dos pacientes com deslocamento do quadril, o fêmur é empurrado para fora do encaixe em uma direção para trás. Isso é chamado de deslocamento posterior. Uma luxação posterior deixa a perna na posição fixa, com o joelho e o pé girados em direção ao meio do corpo.
  • Deslocamento anterior. Quando o fêmur se desliza para fora do encaixe em uma direção para a frente, o quadril será dobrado apenas ligeiramente, e a perna irá girar para fora e longe do meio do corpo.

Quando o quadril se desloca, os ligamentos, músculos e outros tecidos moles que mantêm os ossos no lugar também são danificados. Os nervos ao redor do quadril também podem ser feridos.

Uma luxação do quadril é uma emergência médica. Solicite ajuda imediatamente. Não tente mover a pessoa ferida, mas mantenha-o aquecido com cobertores.

Nos casos em que a luxação do quadril é a única lesão, um cirurgião ortopedista geralmente pode diagnosticá-lo simplesmente olhando a posição da perna. Como as luxações do quadril costumam ocorrer com lesões adicionais, seu médico irá completar uma avaliação física completa.

Ele pode solicitar testes como raios-x, para mostrar a posição exata dos ossos deslocados, bem como quaisquer fraturas adicionais no quadril ou no fêmur.

Sintomas e Causas de Deslocamento de Quadril

Uma luxação do quadril é muito dolorosa. Os pacientes são incapazes de mover a perna e, se houver danos nos nervos, podem não ter qualquer sensação na área do pé ou do tornozelo.Deslocamento de Quadril

Acidentes com carro são a causa mais comum de luxações traumáticas do quadril. A luxação ocorre frequentemente quando o joelho atinge o painel em uma colisão. Esta força a coxa para trás, o que leva a cabeça de bola do fêmur para fora do soquete do quadril. Usar um cinto de segurança pode reduzir muito o risco de luxação do quadril durante uma colisão.

Uma queda de uma altura significativa (como de uma escada) ou um acidente industrial também pode gerar força suficiente para deslocar um quadril.

Com deslocamento do quadril, muitas vezes há outras lesões relacionadas, como fraturas na pélvis e pernas e lesões nas costas, abdominais, joelho e cabeça. Talvez a fratura mais comum ocorre quando a cabeça do fêmur atinge e quebra a parte traseira do encaixe do quadril durante a lesão. Isso é chamado de fratura-luxação acetabulária na parede posterior.

Lesionou o Quadril? Agende sua consulta conosco.

Tratamento para Deslocamento de Quadril

Procedimentos de redução

Se não houver outras lesões, o médico utilizará anestésico ou sedativo e colocará os ossos na posição adequada. Isso é chamado de redução.

Em alguns casos, a redução deve ser feita na sala de operação com anestesia. Em casos raros, os tecidos moles rasgados ou pequenos fragmentos ósseos bloqueiam o osso de volta ao encaixe. Quando isso ocorre, a cirurgia é necessária para remover os tecidos soltos e posicionar corretamente os ossos. Após a redução, o cirurgião solicitará outro conjunto de raios-x e, possivelmente, uma tomografia computadorizada para garantir que os ossos estejam na posição correta.

Complicações

Uma luxação do quadril pode ter consequências a longo prazo, particularmente se houver fraturas associadas.

• Lesão nervosa. À medida que o fêmur é empurrado para fora do encaixe, particularmente em luxações posteriores, pode esmagar e esticar os nervos no quadril. O nervo ciático, que se estende da parte inferior das costas na parte de trás das pernas, é o nervo mais comumente afetado. A lesão no nervo ciático pode causar fraqueza na perna e afeta a habilidade de mover o joelho, o tornozelo e o pé normalmente. A lesão do nervo ciático ocorre em aproximadamente 10% dos pacientes com deslocamento do quadril.
  • Osteonecrose do Quadril. À medida que o fêmur é empurrado para fora do encaixe, ele pode destruir vasos sanguíneos e nervos. Quando o suprimento de sangue ao osso é perdido, o osso pode morrer, resultando em osteonecrose (também chamada necrose avascular). Esta é uma condição dolorosa que pode levar à destruição da articulação do quadril e da artrite.
  • A cartilagem protetora que cobre o osso também pode ser danificada, o que aumenta o risco de desenvolver artrite na articulação. A artrite pode eventualmente levar à necessidade de outros procedimentos, como uma substituição total do quadril.

Recuperação

Leva tempo – às vezes 2 a 3 meses – para o quadril se recuperar de uma luxação. O tempo de reabilitação pode ser maior se houver fraturas adicionais. O médico pode recomendar a limitação do movimento do quadril por várias semanas para proteger o quadril de deslocamento novamente. A fisioterapia é recomendada durante a recuperação.

Os pacientes geralmente começam a andar com muletas em pouco tempo. As ajudas para andar, como de muletas e, eventualmente, bastões, ajudam os pacientes a serem mobilizados.

Deslocamento de Quadril