Entenda mais sobre Bursite no Quadril

A bursite no quadril é inflamação da bursa. Existem duas bolsas principais no quadril que geralmente ficam irritadas e inflamadas. Uma bursa cobre o ponto ósseo do osso do quadril chamado o trocânter maior. A inflamação desta bursa é chamada de bursite trocantérica.

Para diagnosticar a bursite do quadril, o médico realizará um exame físico abrangente, procurando lesão na área do quadril. Ele ou ela também podem realizar testes adicionais para excluir outras possíveis lesões ou condições. Esses testes podem incluir raios-x, escaneamento ósseo e ressonância magnética.

Bursa, são pequenos sacos de fluído que estão localizados em todo o corpo, incluindo em torno do ombro, cotovelo, quadril, joelho e calcanhar. Eles contêm uma pequena quantidade de fluído e são posicionados entre ossos e tecidos moles, atuando como almofadas para ajudar a reduzir a fricção.

Sintomas de Bursite no Quadril

O principal sintoma da bursite trocantérica é dor no ponto do quadril. A dor geralmente se estende para o exterior da área da coxa. Nos estágios iniciais, a dor geralmente é nítida e intensa. Mais tarde, a dor pode tornar-se apenas mais uma dor (não tão intensa) e se espalhar por uma área maior do quadril.

Normalmente, a dor é pior durante a noite, quando está deitado no quadril afetado e quando se levanta de uma cadeira depois de sentar-se por um tempo. Também pode piorar com uma caminhada prolongada, escalada ou agachamento.

Riscos da Bursite no Quadril

A bursite do quadril pode afetar qualquer pessoa, mas é mais comum em mulheres e pessoas de meia-idade ou idosas. É menos comum em pessoas mais jovens e em homens.

Os seguintes fatores de risco têm sido associados ao desenvolvimento da bursite do quadril.

• Lesão de estresse repetitivo (uso excessivo). Isso pode ocorrer quando se sobe muitas escadas, anda de bicicleta por longos períodos de tempo.
  • Lesão no quadril. Uma lesão no ponto do quadril pode ocorrer quando você cair no seu quadril, golpear seu quadril ou deitar-se de um lado do seu corpo por um longo período de tempo.
  • Doença da coluna vertebral. Isso inclui escoliose, artrite da coluna lombar (inferior) e outros problemas da coluna vertebral.
  • Desigualdade no comprimento do pé. Quando uma perna é significativamente mais curta do que a outra, ela afeta a forma como você caminha e pode levar à irritação de uma bolsa de quadril.
  • Artrite reumatoide. Isso torna a bursa mais propensa a se inflamar.
  • Cirurgia anterior. Cirurgias em torno do quadril ou próteses podem irritar a bursa e causar bursite.
  • Esporas ósseas ou depósitos de cálcio. Estes podem se desenvolver dentro dos tendões que unem os músculos ao trocânter. Podem irritar a bursa e causando inflamação.
A bursite pode ser perigosa. Agende uma consulta conosco.

Tratamento para Bursite no Quadril

O tratamento inicial para bursite do quadril não envolve a cirurgia. Muitas pessoas com bursite no quadril podem ser tratadas com mudanças de estilo de vida simples, incluindo:

• Evitar as atividades que pioram os sintomas.
  • Uso de uma bengala ou muletas para uma semana ou mais quando necessário.
  • Seu médico pode prescrever exercícios para aumentar a força e flexibilidade do quadril. Você pode fazer esses exercícios por conta própria, ou um fisioterapeuta pode ensinar-lhe como esticar os músculos do quadril e usar outros tratamentos, como terapia de rolamento (massagem), gelo, calor ou ultra-som.
  • Injeção de esteroides. A injeção de um corticosteroide juntamente com um anestésico local também pode ser útil para aliviar os sintomas da bursite do quadril. Este é um tratamento simples e eficaz que pode ser feito no consultório do médico. Envolve uma única injeção na bursa. A injeção pode fornecer alívio temporário (meses) ou permanente. Se a dor e a inflamação retornarem, pode ser necessária outra injeção ou dois, com alguns meses de intervalo. É importante limitar o número de injeções, uma vez que as injeções prolongadas de corticosteroides podem danificar os tecidos circundantes.
  • Acupuntura. A utilização da medicina oriental chinesa é de grande auxílio na ajuda para o tratamento da bursite no quadril.

Tratamento cirúrgico

A cirurgia raramente é necessária para a bursite do quadril. Se a bursa permanece inflamada e dolorosa depois de todos os tratamentos não cirúrgicos terem sido utilizados, seu médico pode recomendar a remoção cirúrgica da bursa. A remoção da bursa não prejudica o quadril, podendo funcionar normalmente sem ela.

Uma técnica mais nova que está ganhando popularidade é a remoção artroscópica da bursa. Nesta técnica, a bursa é removida através de uma pequena incisão (1/4-polegada) sobre o quadril. Uma pequena câmera, ou artroscópio, é colocada em uma segunda incisão para que o médico possa guiar instrumentos cirúrgicos em miniatura e cortar a bursa. Esta cirurgia é menos invasiva e a recuperação é mais rápida e menos dolorosa.

Ambos os tipos de cirurgias são realizados de forma ambulatorial (no mesmo dia), portanto, a internação no hospital geralmente não é necessária. Estudos iniciais mostram a remoção artroscópica da bursa como sendo bastante eficaz, mas isso ainda está sendo estudado.

Prevenção e Reabilitação

Embora a bursite do quadril nem sempre possa ser prevenida, há coisas que você pode fazer para evitar que a inflamação piore.

• Evite atividades repetitivas que colocam o estresse nos quadris.
  • Perder peso se precisar.
  • Comprar sapatos adequados para diferenças no comprimento das pernas.
  • Manter a força e a flexibilidade dos músculos do quadril.

As cirurgias exigem um curto período de reabilitação. Usar muletas durante alguns dias é útil. É bom estar acordado e caminhar pela noite após a cirurgia. A dor da cirurgia geralmente desaparece após alguns dias.