Entorse no Pulso

Já teve Entorse no Pulso?

Uma entorse no pulso é uma lesão de um ligamento. Os ligamentos são fortes bandas de tecido conjuntivo que conectam um osso a outro.

Uma entorse no pulso é uma lesão comum. Existem muitos ligamentos no pulso que podem ser esticados ou rompidos. Isso ocorre quando o pulso é curvado com força, como em uma queda sobre uma mão estendida.Entorse no Pulso

A entorse no pulso pode variar de leve a grave. Elas são classificadas, de acordo com o grau de lesão dos ligamentos.

• Grau 1. Estas entorses ocorrem quando os ligamentos são esticados, mas não rompidos.
  • Grau 2. Estas entorses ocorrem quando os ligamentos são parcialmente rompidos. Estas também podem causar alguma perda de função (não conseguir mexer o pulso direito).
  • Grau 3. Estas entorses ocorrem quando o ligamento é completamente rompido. São ferimentos significativos que requerem cuidados médicos ou cirúrgicos. À medida que o ligamento se afasta do osso, também pode ter uma pequena porção de osso com ela, chamada fratura de avulsão.

As entorses no pulso geralmente resultam de uma queda, tenha cuidado ao caminhar em condições úmidas ou escorregadias. As entorses no pulso também ocorrem durante esportes, como patinação, skate e esqui. As abas de proteção do pulso ou a fita protetora podem ser usadas para suportar o pulso e evitar que ele se incline muito para trás. Ao esquiar, solte os polos durante uma queda para evitar entorses de pulso.

Causas e Sintomas de Entorse no Pulso

A entorse no pulso é mais frequentemente causada por uma queda sobre uma mão estendida. Isso pode acontecer durante o dia-a-dia, mas frequentemente ocorre durante esportes e recreação ao ar livre.

Os sintomas de uma entorse no pulso podem variar em intensidade e localização. Os mais comuns são:Entorse no Pulso

• Inchaço no pulso;
  • Dor no momento da lesão;
  • Dor quando você move seu pulso;
  • Contusões ou descoloração da pele ao redor do pulso;
  • Um sentimento de estourar ou rasgar algo dentro do pulso;
  • Um sentimento caloroso ou febril na pele ao redor do pulso.

Às vezes, uma lesão no pulso pode parecer leve com muito pouco inchaço, mas pode ser que um ligamento importante tenha sido rasgado, o que exigirá cirurgia para evitar problemas mais tarde.

Uma fratura não reconhecida (oculta) pode ser considerada equivocadamente como um pulso leve ou moderadamente torcido. Se não for tratada, o osso quebrado não pode curar e exigirá uma cirurgia que poderia ter sido evitada com tratamento precoce e apropriado. O exemplo mais comum disso é uma fratura oculta do osso escafoide.

É importante em todos os casos, exceto muito leves, para um médico avaliar uma lesão no pulso. O diagnóstico adequado e o tratamento das lesões no pulso são necessários para evitar rigidez duradoura e dor.

Torceu o pulso? Faça os primeiros socorros e agende sua consulta conosco.

Exame Médico para Entorse no Pulso

O médico irá discutir o seu histórico e quaisquer lesões anteriores na mão ou no pulso. Ele irá fazer perguntas sobre como e quando a lesão atual aconteceu, e irá rever todos os seus sintomas, incluindo perguntar sobre qualquer entorpecimento em sua mão.

O seu médico examinará todo o seu braço e mão para se certificar de que não existem outras lesões.

As lesões parciais do ligamento às vezes são difíceis de diagnosticar, mas podem causar uma deficiência crônica se não for tratada cirurgicamente. Deve-se envidar todos os esforços para diagnosticar adequadamente a causa da dor persistente em um pulso torcido.

Testes de imagem

Seu médico pode solicitar exames de imagem para ajudar a determinar se seu pulso foi torcido.

Raios X. Embora eles não mostrem uma lesão no ligamento, os raios-x podem mostrar se a lesão está relacionada a um osso quebrado.

Outros testes. Em alguns casos, uma varredura de imagem por ressonância magnética, tomografia computadorizada ou artrograma também pode ser ordenada. Um artrograma envolve a injeção de algum corante na articulação. Isso faz com que a articulação e os ligamentos aparecem com mais clareza.

Tratamento para Entorse no Pulso

Primeiros socorros

As entorses do punho geralmente podem ser tratadas em casa da seguinte forma.Entorse no Pulso

• Descanse a junta por pelo menos 48 horas.
  • Coloque gelo na lesão para reduzir o inchaço. Não aplique gelo diretamente na pele. Use uma embalagem de gelo ou envolva uma toalha em torno do gelo ou um pacote de vegetais congelados. Aplique gelo por cerca de 20 minutos de cada vez.
  • Comprima o inchaço com uma bandagem elástica.
  • Elevar a lesão acima do nível do coração.

Se a dor e o inchaço persistirem por mais de 48 horas, consulte um médico.

As entorses moderadas podem ser imobilizadas com uma tala de pulso por 1 ou mais semanas. Esta imobilização pode causar alguma rigidez em seu pulso e o médico pode recomendar alguns exercícios de alongamento para ajudá-lo a recuperar a mobilidade total.

Tratamento cirúrgico

Entorses graves podem requerer cirurgia para reparar o ligamento completamente rompido. A cirurgia envolve reconectar o ligamento ao osso. O médico irá discutir as opções cirúrgicas que melhor atendam às necessidades da sua lesão.

A cirurgia é seguida por um período de reabilitação e exercícios para fortalecer o pulso e restaurar o movimento. Embora o ligamento possa se curar em 6 a 8 semanas, a reabilitação com recuperação completa de movimento e força pode demorar vários meses. Isso depende da gravidade da entorse.