Artroscopia do Pulso

A artroscopia do pulso é um procedimento cirúrgico usado para diagnosticar e tratar problemas dentro de uma articulação.

A artroscopia utiliza um pequeno instrumento de fibra óptica chamado artroscópio que permite ao cirurgião ver dentro da articulação sem fazer grandes incisões nos músculos e nos tecidos.

O pulso é uma articulação complexa com oito pequenos ossos e muitos ligamentos de conexão. A artroscopia do pulso pode ser usada para diagnosticar e tratar uma série de condições da região, incluindo dor crônica, fraturas, cistos ganglionares e lesões ligamentares.

Como funciona a Artroscopia do Pulso

O cirurgião faz pequenas incisões através da pele em locais específicos em torno de uma articulação.

Essas incisões têm menos de meio centímetro de comprimento. O artroscópio, que é aproximadamente do tamanho de um lápis, é inserido através dessas incisões. Ele contém uma lente pequena, uma câmera em miniatura e um sistema de iluminação.

As imagens tridimensionais da junta são projetadas através da câmera em um monitor de televisão. O cirurgião observa o monitor enquanto ele ou ela move o instrumento dentro da junta.

Sondas, pinças, facas e raspadores nas extremidades do artroscópio são usadas para corrigir problemas descobertos pelo cirurgião.Artroscopia do Pulso

Artroscopia de diagnóstico

A artroscopia de diagnóstico pode ser usada se não estiver claro o que está causando dor no pulso. Também pode ser usado se a dor no pulso continuar por vários meses, apesar do tratamento não cirúrgico.

Antes da cirurgia artroscópica, seu médico fará o seguinte.

• Um exame da mão e do pulso;
  • Buscará saber mais sobre condições médicas passadas;
  • Executará testes que localizem a dor. Esses testes envolvem mover a mão para reproduzir a dor.
  • Fará testes de imagem da mão e do pulso. Estes podem incluir raios-x, ressonância magnética, ou uma artrografia.

Normalmente, a artroscopia do pulso requer apenas que a mão e o braço estejam anestesiados. Porém, um sedativo pode ser dado para relaxar ainda mais o paciente.

Duas ou mais pequenas incisões (portais) são feitas na parte de trás do pulso. O artroscópio e os instrumentos são inseridos através desses portais e a articulação é observada através da câmera no final do artroscópio.

Após a cirurgia, as incisões são fechadas com um pequeno ponto e um curativo é aplicado. Às vezes, uma tala é usada.

Precisa de uma cirurgia no pulso? Artroscopia pode ser uma opção. Entre em contato conosco.

Tratamento com Artroscopia do Pulso

A cirurgia artroscópica pode ser usada para tratar uma série de condições do pulso.

• Dores crônicas do pulso. A cirurgia exploratória artroscópica pode ser usada para diagnosticar a causa da dor crônica do pulso quando os resultados de outros testes não fornecem um diagnóstico claro. Muitas vezes, pode haver áreas de inflamação, danos na cartilagem ou outros sintomas após uma lesão no pulso.
  • Fraturas de pulso. Pequenos fragmentos de osso podem permanecer dentro da articulação após uma fratura. A artroscopia do pulso pode remover esses fragmentos, alinhar os pedaços de osso quebrados e estabilizá-los usando pinos, fios ou parafusos.
  • Cistos de gânglio. Os cistos de gânglio geralmente crescem a partir de uma haste entre dois dos ossos do pulso. Durante um procedimento artroscópico, o cirurgião pode remover a haste, o que pode reduzir os problemas que estes cistos causarão.
  • Liberação do túnel do carpo. A síndrome do túnel do carpo é caracterizada por dormência ou formigamento na mão, e às vezes com dor no braço. É causada pela pressão sobre um nervo que passa pelo túnel do carpo. A pressão pode se acumular dentro do túnel por vários motivos, incluindo irritação e inchaço do tecido (sinovial) que cobre os tendões. Se a síndrome do túnel do carpo não responde ao tratamento não cirúrgico, uma opção é reparar a área cirurgicamente. O cirurgião cortaria o ligamento e aumentaria o túnel. Isso reduziria a pressão sobre o nervo e aliviaria os sintomas. Isso às vezes pode ser feito usando um artroscópio.

Depois da Artroscopia do Pulso e Possíveis Complicações

Nos primeiros 2 ou 3 dias após a cirurgia, o pulso deve ser elevado e mantido limpo e seco. O gelo pode ajudar a diminuir o inchaço. Existem exercícios que podem ser usados para ajudar a manter o movimento e reconstruir sua força. Embora a dor após a cirurgia seja geralmente leve, os medicamentos analgésicos ajudarão a aliviar qualquer dor.

Complicações durante ou após a cirurgia de pulso artroscópico são incomuns. Elas podem ser infecção, lesões nervosas, inchaço excessivo, sangramento, cicatrizes ou rasgamento do tendão. O médico irá discutir as complicações da artroscopia com você antes da cirurgia.