Artrite no Pulso

Sabia que é possível ter Artrite no Pulso?

Artrite no pulso envolve inflamação de uma ou mais das suas articulações. Dor e rigidez são sintomas comuns de artrite, e quando estes ocorrem em seu pulso, atividades diárias simples podem se tornar mais difíceis.

Existem muitos tipos de artrite, e a maioria destes pode afetar o pulso. Embora a gravidade dos sintomas relacionados à artrite possa variar, a maioria das doenças relacionadas à artrite são crônicas. Isso significa que eles são duradouros – até mesmo permanentes e, eventualmente, podem causar graves danos nas articulações.

O pulso é uma articulação complexa. Quando são saudáveis, os ossos deslizam facilmente um sobre o outro durante o movimento, protegidos por cartilagens lisas que cobrem as superfícies articulares. A artrite no pulso prejudica essa cartilagem. À medida que a doença progride, há uma perda gradual de cartilagem. Sem uma superfície articulada lisa, os ossos esfregam um contra o outro, provocando danos nas articulações que não podem ser reparados.

Embora não haja cura para a artrite hoje, existem muitas opções de tratamento disponíveis para ajudar a aliviar seus sintomas. Algumas opções também podem retardar a progressão do dano das articulações. Com o tratamento adequado, muitas pessoas são capazes de controlar seus sintomas e continuar com suas atividades normalmente.

Embora existam muitos tipos de artrite, as três que mais comumente afetam o pulso são:

• Osteoartrite;
  • Artrite reumatoide;
  • Artrite pós-traumática.

Osteoartrite no pulso

A osteoartrite pode se desenvolver devido ao desgaste no pulso, particularmente em pessoas que têm histórico de artrite na família. É um problema comum para muitas pessoas depois de atingir a meia idade, embora também possa ocorrer em pessoas mais jovens.Artrite no Pulso

Na osteoartrite, a cartilagem articular lisa e escorregadia que cobre as extremidades dos ossos desaparece gradualmente ao longo do tempo. Como a superfície da cartilagem tem pouco ou nenhum suprimento de sangue, tem pouca capacidade de curar ou regenerar quando se fere ou fica desgastada.

À medida que a cartilagem desaparece, torna-se desgastada e áspera, e o espaço protetor entre os ossos diminui. Isso pode resultar em fricção óssea no osso e levar a dor e rigidez na articulação.

A osteoartrite no pulso também pode se desenvolver a partir da doença de Kienböck. Na doença de Kienböck, o suprimento de sangue para um dos ossos do carpo é interrompido, fazendo com que o osso colapse lentamente. Ao longo do tempo, esse colapso pode levar a artrite nas articulações.

Artrite reumatoide no pulso

A artrite reumatoide é uma doença crônica que pode afetar múltiplas articulações em todo o corpo. A condição geralmente começa em juntas menores, como as encontradas na mão e no pulso. É simétrico, o que significa que geralmente afeta a mesma articulação em ambos os lados do corpo.

A artrite reumatoide é uma doença autoimune. Isso significa que o sistema imunológico do corpo ataca seus próprios tecidos. Ela geralmente afeta a articulação entre os dois ossos do antebraço, raio e ulna. A deformidade no cúbito pode causar desgaste e possível ruptura dos tendões que alisam os dedos. Isso pode causar mais deformidades e perda de função na mão.

A causa exata da artrite reumatoide não é conhecida – não há fatores genéticos ou ambientais claros. Embora não seja uma doença hereditária, os pesquisadores acreditam que algumas pessoas têm genes que talvez aumentem a chance de ter essa doença.

Artrite pós-traumática no pulso

A artrite pós-traumática pode se desenvolver após uma lesão, como um osso quebrado do pulso ou um ligamento rasgado. Este trauma pode causar uma lesão direta na cartilagem ou um desgaste tardio da cartilagem devido a uma mudança na forma como os ossos se movem juntos, como após uma lesão do ligamento.

A artrite pós-traumática pode se desenvolver ao longo de muitos anos a partir da lesão inicial. Apesar do tratamento adequado, uma articulação lesada é mais propensa a tornar-se artrítica ao longo do tempo.

Está com artrite no pulso? Agende sua consulta conosco.

Sintomas da Artrite no Pulso

Artrite no Pulso

Nem todos os pacientes com artrite no pulso terão sintomas. Quando ocorrem, a gravidade varia muito de paciente para paciente. Para alguns pacientes, os sintomas não são constantes – mas podem ir e vir dependendo do seu nível de atividade e outros fatores.

Os sintomas da artrite podem ser:

• Dor;
  • Inchaço;
  • Redução de movimento ou rigidez;
  • Fraqueza na articulação;

Tratamento para Artrite no Pulso

Não há cura para a artrite no pulso, mas há uma série de tratamentos que podem ajudar a reduzir a frequência de seus sintomas e aliviar a dor e perda de função que pode causar.

Em geral, o tratamento inicial para a artrite é de natureza não cirúrgica e projetado para ajudar a minimizar seus sintomas.

As opções de tratamento não cirúrgico são:

• Modificação da atividade. Limitar ou interromper as atividades que pioram sua dor é o primeiro passo para aliviar os sintomas.
  • Imobilização. Usar uma tala de pulso por um curto período de tempo ajudará a suportar a articulação e aliviar o estresse colocado sobre ela por uso e atividades frequentes.
  • Os fármacos anti-inflamatórios não esteroides como aspirina e ibuprofeno podem ajudar a reduzir a dor e o inchaço. Lembre-se de tomar medicamentos somente com prescrição médica.
  • Exercício. Exercícios específicos ajudarão a melhorar a amplitude de movimento e a função em seu pulso. O médico ou fisioterapeuta pode ajudar a desenvolver um programa de exercícios que atenda às suas necessidades específicas.
  • Injeção de esteroides. A cortisona é um poderoso agente anti-inflamatório que pode ser injetado em uma articulação artrítica. Embora uma injeção de cortisona possa proporcionar alívio e reduzir a inflamação, os efeitos são temporários.
  • Outras terapias. Isso pode incluir o uso de água quente e fria para ajudar a reduzir o inchaço.

Se seus sintomas de artrite reumatoide não forem adequadamente controlados pelas terapias acima, seu médico pode prescrever medicamentos adicionais. Esses medicamentos – chamados medicamentos antirreumáticos modificadores da doença são projetados para impedir o sistema imunológico de atacar as articulações. Como todos os medicamentos, eles têm riscos e benefícios.Artrite no Pulso

Tratamento cirúrgico

Se o tratamento não cirúrgico não aliviar a sua dor e a sua qualidade de vida for significativamente afetada pela artrite, o seu médico pode recomendar a cirurgia.

O objetivo da cirurgia é aliviar a dor, preservando ou melhorando a função das mãos. Normalmente, isso é feito minimizando ou eliminando o contato entre os ossos. Há uma série de procedimentos para a artrite no pulso. O seu médico irá falar com você sobre qual procedimento funcionará melhor no seu caso.

Carpectomia proximal. Neste procedimento, o médico remove três ossos do carpo na linha de ossos que é mais próxima do antebraço. O procedimento é para reduzir sua dor, mantendo algum movimento no pulso.

Fusão. Se o movimento é a fonte da sua dor, o seu médico pode recomendar a fusão. A fusão é em essência um processo de “soldagem”. A ideia básica é fundir os ossos para que eles se unam em um único osso sólido. A teoria da fusão é que, se os ossos dolorosos não se movam, eles não devem doer.

Durante o procedimento, o médico remove a cartilagem danificada e depois usa pinos, placas ou parafusos para segurar a articulação em uma posição permanente. Ao longo do tempo, os ossos se fundem ou crescem juntos.

Em alguns casos, o médico pode realizar uma fusão parcial na qual apenas alguns dos ossos do carpo são fundidos. Isso afeta as superfícies das juntas danificadas, mas deixa as juntas saudáveis intactas para preservar o movimento do pulso.

Se sua artrite no pulso é muito forte, no entanto, uma fusão completa do pulso pode ser necessária. Neste procedimento, todos os ossos do carpo são fundidos, juntamente com o raio (um dos ossos no antebraço). Embora todo o movimento do pulso seja eliminado em uma fusão completa, a rotação do antebraço e o movimento do dedo / polegar são geralmente preservados.

Substituição total do pulso (Artroplastia do Pulso). Na reposição total do pulso, conhecida como artroplastia do pulso, seu médico remove a cartilagem e o osso danificado no pulso e posiciona novas superfícies de juntas de metal ou plástico para restaurar a função da articulação. Substituir a articulação do pulso alivia a dor da artrite enquanto permite mais movimento do pulso do que a fusão.