Lesão do Manguito Rotador

Sabe o que é Lesão do Manguito Rotador?

Uma lesão do manguito rotador é uma causa comum de dor e deficiência entre os adultos. Em 2013, quase 2 milhões de pessoas nos Estados Unidos foram a seus médicos por causa de um problema de manguito rotador.Lesão do Manguito Rotador

Um manguito rotador lesionado enfraquecerá seu ombro. Isso significa que muitas atividades diárias, como pentear seus cabelos ou se vestir, podem tornar-se dolorosas e difíceis de fazer.

Quando um ou mais dos tendões do manguito rotador está lesionado, o tendão não se liga completamente à cabeça do úmero. A maioria das lesões ocorre no tendão supra-espinhal, mas outras partes do manguito rotador também podem estar envolvidas.

Em muitos casos, os tendões lesionados começam a desgastar. À medida que o dano avança, o tendão pode se lesionar completamente, às vezes com o levantamento de um objeto pesado.

Existem diferentes tipos de lesões.

• Lesão parcial. Este tipo de lesão também é chamado de lesão incompleta. Isso danifica o tendão, mas não o separa completamente.
  • Lesão de espessura total. Este tipo de lesão também é chamado de lesão completa. Ele separa todo o tendão do osso. Com uma lesão de espessura total, há basicamente um buraco no tendão.

Causas da Lesão do Manguito Rotador

Existem duas causas principais de lesões do manguito rotador: lesão e degeneração.

Lesão aguda

Se você cair em seu braço esticado ou levantar algo muito pesado com um movimento brusco, você pode lesionar o manguito rotador. Este tipo de lesão pode ocorrer com outras lesões no ombro, como uma clavícula quebrada ou ombro deslocado.

Lesão degenerativa

A maioria das lesões é o resultado de um desgaste do tendão que ocorre lentamente ao longo do tempo. Esta degeneração ocorre naturalmente à medida que envelhecemos. As lesões do manguito rotador são mais comuns no braço dominante. Se você tem uma lesão degenerativa em um ombro, há uma maior probabilidade de uma lesão do manguito rotador no ombro oposto – mesmo se você não tem dor nesse ombro.Lesão do Manguito Rotador

Vários fatores contribuem para lesões de manguito de rotador degenerativas ou crônicas.

• Estresse repetitivo. Repetir os mesmos movimentos do ombro pode forçar os músculos e os tendões do manguito rotador. O beisebol, tênis, remo e levantamento de peso são exemplos de atividades esportivas que podem colocar você em risco de uso excessivo. Muitos empregos e tarefas de rotina também podem causar lesões de uso excessivo.
  • Falta de sangue. À medida que envelhecemos, o suprimento de sangue em nossos tendões do manguito rotador diminui. Sem um bom suprimento de sangue, a habilidade natural do corpo para reparar o dano do tendão é prejudicada. Isso pode levar a uma lesão de tendão.
  • Esporas ósseas. À medida que envelhecemos, os esporões ósseos (crescimento excessivo do osso) geralmente se desenvolvem na parte inferior do osso de acrômio. Quando levantamos os braços, as esporas esfregam no tendão do manguito rotador. Esta condição é chamada de choque de ombro, e ao longo do tempo irá enfraquecer o tendão e torná-lo mais provável de lesionar.

Fatores de risco

Como a maioria das lesões do manguito rotador são em grande parte causadas pelo desgaste normal que acompanha o envelhecimento, as pessoas com mais de 40 estão em maior risco.

Pessoas que realizam levantamentos repetitivos também estão em risco de lesões de manguito rotador. Os atletas são especialmente vulneráveis ​​a essas lesões, particularmente jogadores de tênis e lançadores de beisebol.

Embora as lesões de uso excessivo causadas por atividade esportiva ou trabalho também ocorram em pessoas mais jovens, a maioria das lesões em adultos jovens são causados ​​por uma lesão traumática, como a queda.

Nossos Ortopedistas estão prontos para tratar da sua lesão. Agende uma consulta conosco.

Sintomas da Lesão do Manguito Rotador

Os sintomas mais comuns de uma lesão do manguito rotador são:

• Dor em repouso e à noite, especialmente se estiver deitado no ombro afetado;
  • Dor ao levantar e abaixar o braço ou com movimentos específicos;
  • Fraqueza ao levantar ou girar o braço;
  • Sensação de crepitação ao mover seu ombro em determinadas posições.

As lesões que ocorrem repentinamente, como a partir de uma queda, geralmente causam dor intensa. Pode haver uma sensação de estalar e uma fraqueza imediata na parte superior do braço.

As lesões que se desenvolvem lentamente devido ao esforço excessivo também causam dor e fraqueza no braço. Você pode ter dor no ombro quando você levanta o braço. No início, a dor pode ser leve e presente somente ao levantar o braço sobre a cabeça, como alcançar algo que está no alto. Medicação como aspirina ou ibuprofeno, pode aliviar a dor no início, lembrando que você só deve tomar medicamentos com prescrição médica.

Ao longo do tempo, a dor pode tornar-se mais perceptível em repouso e já não desaparece com medicamentos. Você pode ter dor quando se deita no lado doloroso durante a noite. A dor e a fraqueza no ombro podem fazer atividades rotineiras, como pentear seus cabelos ou alcançar suas costas mais difíceis.

Vale lembrar que algumas lesões do manguito rotador não são dolorosas. Essas lesões, no entanto, ainda podem resultar em fraqueza do braço e outros sintomas.

Tratamento da Lesão do Manguito Rotador

Se você tem uma lesão do manguito rotador e você não busca ajuda médica apesar de aumentar a dor, você pode causar mais danos. Uma lesão do manguito rotador pode aumentar ao longo do tempo.

Dor crônica no ombro e no braço são boas razões para ver o seu médico. O tratamento precoce pode evitar que seus sintomas pioram. Também o levará de volta à sua rotina normal muito mais rápido.

O objetivo de qualquer tratamento é reduzir a dor e restaurar a função. Existem várias opções de tratamento para uma lesão do manguito rotador e a melhor opção é diferente para cada pessoa. Ao planejar seu tratamento, seu médico considerará sua idade, nível de atividade, saúde geral e o tipo de lesão que você tem.

Muitos médicos recomendam o gerenciamento das lágrimas do manguito rotador com fisioterapia e outros tratamentos não cirúrgicos.

Em cerca de 80% dos pacientes, o tratamento não cirúrgico alivia a dor e melhora a função no ombro.

As opções de tratamento não cirúrgico são:

• Descansar. O médico pode sugerir descanso e limitar atividades físicas.
  • Modificação da atividade. Evite atividades que causem dor no ombro.
  • Medicação anti-inflamatória não esteroide. Drogas como ibuprofeno e reduzem a dor e o inchaço. Só tome medicamentos com prescrição médica.
  • Fortalecimento com exercícios e fisioterapia. Exercícios específicos irão restaurar o movimento e fortalecer seu ombro. Seu programa de exercícios inclui alguns para melhorar a flexibilidade e a amplitude de movimento. O fortalecimento dos músculos que suportam seu ombro pode aliviar a dor e evitar mais lesões.
  • Injeção de esteroides. Se o descanso, medicamentos e fisioterapia não aliviarem sua dor, uma injeção de um anestésico local e uma preparação de cortisona podem ser úteis. A cortisona é um medicamento anti-inflamatório muito eficaz; no entanto, não é eficaz para todos os pacientes.

A principal vantagem do tratamento não cirúrgico é que evita os principais riscos de cirurgia, tais como:Lesão do Manguito Rotador

• Infecção;
  • Rigidez permanente;
  • Complicações de anestesia;
  • Tempo de recuperação prolongado.

As desvantagens do tratamento não cirúrgico são:

• O tamanho da lesão pode aumentar ao longo do tempo;
  • As atividades físicas podem precisar ser limitadas.

Tratamento cirúrgico

Seu médico pode recomendar cirurgia se sua dor não melhorar com métodos não cirúrgicos. A dor contínua é a principal indicação para a cirurgia. Se você é muito ativo e usa seus braços para trabalhos ou esportes, seu médico também pode sugerir cirurgia.

Outros sinais de que a cirurgia pode ser uma boa opção para você são:

• Seus sintomas duraram de 6 a 12 meses;
  • Você tem uma grande lesão (mais de 3 cm) e a qualidade do tecido circundante é boa;
  • Você tem fraqueza significativa e perda de função em seu ombro;
  • Sua lesão foi aguda e recente.

A cirurgia para reparar um manguito rotador quebrado costuma envolver o encaixe do tendão na cabeça do úmero (osso do braço). Existem algumas opções para reparar as lesões do manguito rotador. O seu cirurgião ortopedista irá discutir com você o melhor procedimento para atender às suas necessidades individuais de saúde.