Entenda um pouco sobre Instabilidade do Ombro

A instabilidade do ombro ocorre quando a cabeça do osso do braço é forçada a sair do encosto do ombro. Isso pode acontecer como resultado de uma lesão súbita ou de uso excessivo.

O ombro é a articulação mais móvel do seu corpo. Ele ajuda você a levantar o braço, girá-lo e alcançar sua cabeça. É capaz de girar em várias direções. Essa maior amplitude de movimento, no entanto, pode causar instabilidade do ombro.

Uma vez que um ombro se desloca, ele fica vulnerável as atividades repetitivas. Quando o ombro está solto e desliza fora do lugar repetidamente, é chamado de instabilidade crônica dos ombros.

Uma vez que os ligamentos, tendões e músculos ao redor do ombro se soltam ou rasgam, as luxações podem ocorrer repetidamente. A instabilidade crônica dos ombros é a incapacidade persistente desses tecidos para manter o braço centrado no encosto do ombro.

Causas de Instabilidade do Ombro

Existem três formas comuns da instabilidade do ombro:

Luxação do ombro

A lesão grave, ou trauma, é frequentemente a causa de uma luxação inicial do ombro. Quando a cabeça do úmero se desloca, o osso do soquete e os ligamentos na frente do ombro são feridos. O labrum também pode rasgar. Isso é comumente chamado de lesão de Bankart. Uma primeira deslocação grave pode levar a luxações contínuas, ou a instabilidade.Instabilidade do Ombro

Flexão repetitiva

Algumas pessoas com instabilidade no ombro nunca tiveram uma deslocação. A maioria desses pacientes tem ligamentos mais leves em seus ombros. Esse aumento da flexibilidade às vezes é apenas a sua anatomia normal. Às vezes, é o resultado do movimento repetitivo das atividades normais.

Natação, tênis e voleibol estão entre os esportes que requerem movimentos repetitivos sobre a cabeça que podem esticar os ligamentos dos ombros. Muitos empregos também exigem trabalho indireto repetitivo.

Os ligamentos mais soltos podem dificultar a estabilidade do ombro. Atividades repetitivas ou estressantes podem desafiar um ombro debilitado. Isso pode resultar em um ombro doloroso e instável.

Instabilidade multidirecional

Em uma pequena minoria de pacientes, o ombro pode tornar-se instável sem histórico de lesão ou tensão repetitiva. Em tais pacientes, o ombro pode parecer solto ou se deslocar em múltiplas direções. Isso é chamado de instabilidade multidirecional. Esses pacientes naturalmente perdem os ligamentos em todo o corpo.

Está com o ombro instável? Agende um consulta conosco para que possamos te ajudar.

Sintomas de Instabilidade do Ombro

Os sintomas comuns de instabilidade do ombro são:

• Dor causada por lesão no ombro;
  • Luxações repetidas do ombro;
  • Ombro parando de responder ao levantar o braço;
  • Uma sensação persistente do ombro se soltando, escorregando para dentro e para fora da articulação.

Tratamento para Instabilidade do Ombro

A instabilidade do ombro geralmente é tratada com opções não cirúrgicas. Se essas opções não aliviarem a dor e a instabilidade, a cirurgia pode ser necessária.

O médico irá desenvolver um plano de tratamento para aliviar os sintomas. Muitas vezes, leva vários meses de tratamento não cirúrgico antes de poder dizer o quão bem está funcionando. O tratamento não cirúrgico tipicamente inclui:

Modificação da atividade. Você deve fazer algumas mudanças em seu estilo de vida e evitar atividades que agravam seus sintomas.

Medicação anti-inflamatória não esteroide. Drogas como aspirina e ibuprofeno reduzem a dor e o inchaço, prescritas pelo médico.

Fisioterapia. O fortalecimento dos músculos do ombro e o trabalho no controle do ombro podem aumentar a estabilidade. O terapeuta irá projetar um programa de exercícios para o seu ombro.

Tratamento cirúrgico

A cirurgia muitas vezes é necessária para reparar os ligamentos rasgados ou esticados para que eles possam manter a articulação do ombro no lugar.

Artroscopia do Ombro. Os tecidos moles no ombro podem ser reparados usando pequenos instrumentos e pequenas incisões. Este é um procedimento ambulatorial. A artroscopia é uma cirurgia minimamente invasiva. Seu cirurgião olhará para dentro do ombro com uma pequena câmera e executará a cirurgia com instrumentos especiais.

Cirurgia aberta. Alguns pacientes podem precisar de um procedimento cirúrgico aberto. Isso envolve fazer uma incisão maior sobre o ombro e realizar o reparo sob visualização direta.

Reabilitação. Após a cirurgia, seu ombro pode ser imobilizado temporariamente com uma tipoia.

Quando a tipoia é removida, os exercícios para reabilitar os ligamentos serão iniciados. Estes irão melhorar a amplitude de movimento em seu ombro e evitar cicatrizes à medida que os ligamentos se curarem. Exercícios para fortalecer seu ombro serão gradualmente adicionados ao seu plano de reabilitação.

Certifique-se de seguir o plano de tratamento do médico. Embora seja um processo lento, seu compromisso com a fisioterapia é o fator mais importante para retornar a todas as atividades que você gosta e/ou precisa fazer.