Fratura na Clavícula

Conheça um pouco mais sobre Fratura na Clavícula

Uma fratura na clavícula é uma ruptura na clavícula, um dos ossos principais no ombro. Este tipo de fratura é bastante comum – representando cerca de 5% de todas as fraturas adultas. A maioria das fraturas na clavícula ocorrem quando uma queda no ombro ou um braço estendido coloca pressão suficiente sobre o osso que se desloca ou quebra.

Uma clavícula quebrada pode ser muito dolorosa e pode dificultar o movimento do braço. A maioria das fraturas na clavícula podem ser tratadas usando uma bainha para evitar que o braço e o ombro se movam enquanto o osso cura. Com algumas fraturas na clavícula, no entanto, os pedaços de osso se afastam bem quando a lesão ocorre. Para essas fraturas mais complicadas, a cirurgia pode ser necessária para realinhar a clavícula.

As fraturas na clavícula são bastante comuns e ocorrem em pessoas de todas as idades. A maioria das fraturas ocorre na porção do meio, ou eixo, do osso. Ocasionalmente, o osso vai quebrar onde ele se junta na caixa torácica ou no ombro. As fraturas variam. O osso pode quebrar apenas ligeiramente ou invadir muitas peças.

Fratura na Clavícula

Causas e Sintomas de Fratura na Clavícula

Fratura da ClavículaAs fraturas na clavícula são mais frequentemente causadas por um golpe direto no ombro. Isso pode acontecer durante uma queda no ombro ou uma colisão de carro. Uma queda sobre um braço estendido também pode causar uma fratura na clavícula. Em um bebê, uma fratura na clavícula pode ocorrer durante a passagem pelo canal de parto.

Uma fratura na clavícula pode ser muito dolorosa e pode dificultar o movimento do braço. Outros sinais e sintomas de uma fratura podem incluir:

• Incapacidade de levantar o braço por causa da dor;
  • Uma sensação de moagem quando você tenta levantar o braço;
  • Uma deformidade ou “colisão” durante o intervalo;
  • Contusões, inchaço e / ou sensibilidade sobre a clavícula.

Tratamentos para Fratura na Clavícula

Tratamentos não cirúrgicos

Se as extremidades quebradas dos ossos não foram significativamente deslocadas fora do lugar, você não precisará de cirurgia. A maioria das clavículas quebradas podem ser tratadas sem cirurgia.

O tratamento não cirúrgico pode incluir:

• Suporte de braço. Um suporte simples geralmente é usado para conforto imediatamente após o intervalo e para manter seu braço e ombro em posição enquanto a ferida cura.
  • Medicação. A medicação contra a dor, pode ajudar a aliviar a dor à medida que a fratura cura.
  • Fisioterapia. Embora haja alguma dor, é importante manter o movimento do braço para evitar rigidez. Muitas vezes, os pacientes começarão a fazer exercícios para o movimento do cotovelo imediatamente após a lesão.

Após uma fratura na clavícula, é comum perder força do ombro e do braço. Uma vez que o osso começa a curar, sua dor diminuirá e seu médico pode começar exercícios do ombro. Esses exercícios ajudarão a prevenir a rigidez e fraqueza. Exercícios mais intensos serão iniciados gradualmente uma vez que a fratura está completamente curada.

Você precisará ver o seu médico regularmente até a sua fratura se curar. Durante essas visitas, ele ou irá tomar raios-x para garantir que o osso esteja se curando em uma boa posição. Depois que o osso se curar, você poderá retornar gradualmente às suas atividades normais.

Em alguns casos, uma fratura na clavícula pode sair do local antes de se curar. É importante acompanhar o seu médico como previsto para garantir que o osso permaneça em posição.

A Fratura na Clavícula pode ser algo preocupante. Agende uma consulta conosco.

Tratamentos Cirúrgicos

Se as extremidades quebradas dos ossos se deslocaram significativamente, o seu médico pode recomendar a cirurgia. A cirurgia geralmente envolve colocar os pedaços de osso quebrados de volta à posição e impedir que eles se mudem para fora do local até serem curados. Isso melhora a força do ombro quando você se recupera.

Redução aberta e fixação interna. Este é o procedimento mais usado para tratar fraturas de clavícula. Durante o procedimento, os fragmentos de osso são primeiro reposicionados em seu alinhamento normal. Os pedaços de osso são então mantidos no lugar com ferragens metálicas especiais.

Métodos comuns de fixação interna incluem:

• Placas e parafusos. Depois de serem reposicionados em seu alinhamento normal, os fragmentos de osso são mantidos no lugar com parafusos especiais e placas metálicas presas à superfície externa do osso.

Após a cirurgia, você pode notar um pequeno remendo de pele entorpecida abaixo da incisão. Esse entorpecimento ficará menos perceptível com o tempo. Como a clavícula está diretamente debaixo da pele, você pode sentir a placa através da sua pele. As placas e os parafusos não são removidos após o osso ter cicatrizado, a menos que estejam causando desconforto.

• Pinos ou parafusos. Pinos ou parafusos também podem ser usados para manter a fratura na posição correta após as extremidades dos ossos terem sido colocadas de volta no lugar. As incisões para a colocação de pinos ou parafusos são geralmente menores do que as usadas para placas.

Fratura da ClavículaPinos ou parafusos muitas vezes irritam a pele onde foram inseridos e geralmente são removidos quando a fratura se cura.

Após a cirurgia, você sentirá alguma dor. Esta é uma parte natural do processo de cicatrização. Muitos pacientes acham que o uso de gelo e medicamentos simples e não prescritos para alívio da dor são tudo o que é necessário para aliviar a dor. Se sua dor é grave, seu médico pode sugerir uma medicação controlada, como um opioide, por alguns dias. Esteja ciente de que, embora os opioides ajudem a aliviar a dor após a cirurgia, eles são um narcótico e podem ser viciantes. Por esse motivo, os opioides normalmente são prescritos por um curto período de tempo.

Reabilitação. Exercícios específicos ajudarão a restaurar o movimento e fortalecer seu ombro. Seu médico pode fornecer um plano de terapia domiciliar ou sugerir que você trabalhe com um fisioterapeuta. Os programas de terapia geralmente começam com exercícios de movimento suave. Seu médico gradualmente adicionará exercícios de fortalecimento ao seu programa à medida que sua fratura se curar.

Embora seja um processo lento, seguir seu plano de fisioterapia é um fator importante para retornar a todas as atividades que você gosta.

Existem riscos associados a qualquer tipo de cirurgia. Esses incluem:

• Infecção;
  • Sangramento;
  • Problemas com a cicatrização de feridas;
  • Dor;
  • Coágulos de sangue;
  • Dano a vasos sanguíneos ou nervos;
  • Reação à anestesia.

Os riscos específicos da cirurgia para fraturas de clavícula incluem:

• Dificuldade com a cura óssea;
  • Lesão pulmonar;
  • Irritação.

Os pacientes que fumam ou usam produtos de tabaco, têm diabetes ou são idosos apresentam maior risco de complicações durante e após a cirurgia. Eles também são mais propensos a ter problemas com cicatrização de feridas e ossos.

Antes da cirurgia, seu médico irá discutir cada um dos riscos com você e tomará medidas específicas para evitar complicações.