Artroscopia de Ombro

A artroscopia de ombro é um procedimento que os cirurgiões ortopédicos usam para inspecionar, diagnosticar e reparar problemas dentro de uma articulação.

Artroscopia de OmbroA palavra artroscopia vem de duas palavras gregas, “arthro” (articulação) e “skopein” (para olhar). O termo significa literalmente “olhar dentro da articulação”. Durante a artroscopia do ombro, o cirurgião insere uma pequena câmera, chamada artroscópio, na articulação do ombro. A câmera exibe imagens em uma tela de televisão, e o cirurgião usa essas imagens para orientar instrumentos cirúrgicos em miniatura.

Como o artroscópio e os instrumentos cirúrgicos são finos, seu cirurgião pode usar incisões (cortes) muito pequenas, em vez da incisão maior necessária para a cirurgia padrão e aberta. Isso resulta em menos dor para os pacientes e reduz o tempo necessário para recuperar e retornar às atividades favoritas.

A artroscopia de ombro foi realizada desde a década de 1970. Isso fez com que o diagnóstico, tratamento e recuperação da cirurgia fosse mais fácil e rápido do que uma vez que era possível. As melhorias na artroscopia de ombro ocorrem todos os anos à medida que novos instrumentos e técnicas são desenvolvidos.

A maioria dos pacientes não apresenta complicações da artroscopia do ombro. Tal como acontece com qualquer cirurgia, no entanto, existem alguns riscos. Estes são geralmente menores e tratáveis. Problemas potenciais com artroscopia são infecção, hemorragia excessiva, coágulos sanguíneos e danos aos vasos sanguíneos ou nervos. O cirurgião irá discutir as possíveis complicações com você antes da sua operação.

Quando a Artroscopia de Ombro é Recomendada

O médico pode recomendar a artroscopia de ombro se o paciente tiver uma condição dolorosa que não responda ao tratamento não cirúrgico. O tratamento não cirúrgico inclui repouso, fisioterapia e medicamentos ou injeções que podem reduzir a inflamação. A inflamação é uma das reações normais do seu corpo a lesões ou doenças. Em uma articulação do ombro ferida ou doente, a inflamação causa inchaço, dor e rigidez.

Artroscopia de OmbroLesões, esforço excessivo e desgaste relacionado à idade são responsáveis ​​pela maioria dos problemas de ombro. A artroscopia de ombro pode aliviar os sintomas dolorosos de muitos problemas que danificam os tendões do manguito rotador, labrum, cartilagem articular e outros tecidos moles que envolvem a articulação.

Alguns procedimentos artroscópicos comuns são:

• Reparação do manguito rotador;
  • Remoção de esporos ósseos;
  • Remoção ou reparo do labrum;
  • Reparação de ligamentos;
  • Remoção de tecido inflamado ou cartilagem solta;
  • Reparação para luxação recorrente do ombro.

Procedimentos menos comuns, como a liberação do nervo, o reparo da fratura e a excisão do cisto também podem ser realizados usando um artroscópio. Alguns procedimentos cirúrgicos, como a reposição do ombro, ainda necessitam de cirurgia aberta com incisões mais extensas.

Precisa de uma cirurgia no ombro? A Artroscopia pode ser uma solução. Agende sua consulta conosco.

Recuperação e Reabilitação após Artroscopia de Ombro

Pós-operatório

Após a cirurgia, você permanecerá, geralmente, na sala de recuperação por 1 a 2 horas antes de receber alta. Os enfermeiros monitorarão sua capacidade de resposta e fornecerão medicação para dor, se necessário. Você precisará de alguém para levá-lo para casa e fique com você pelo menos na primeira noite.

Em casa

Embora a recuperação da artroscopia seja frequentemente mais rápida do que a recuperação da cirurgia aberta, ainda pode demorar semanas para o ombro se recuperar completamente.

Artroscopia de OmbroVocê pode ter dor e desconforto durante pelo menos uma semana após a cirurgia. Se você teve uma cirurgia mais extensa, no entanto, pode levar semanas antes de sua dor diminuir. O gelo ajudará a aliviar a dor e o inchaço. O médico pode prescrever medicamentos para dor, se necessário.

Embora isso não afete a forma como o seu ombro cura, deitar reto pode puxar o ombro e causar desconforto. Alguns pacientes são mais confortáveis ​​dormindo em uma cadeira reclinada ou apoiados na cama durante os primeiros dias após a cirurgia.

Você pode tomar banho uma vez que suas feridas já não estão drenando, mas tente não mergulhar ou esfregar suas incisões. Você provavelmente precisará de uma tala ou imobilizador especial para proteger seu ombro.

A reabilitação desempenha um papel importante para você voltar a suas atividades diárias. Um programa de exercícios irá ajudá-lo a recuperar a força e o movimento dos ombros. O cirurgião irá desenvolver um plano de reabilitação com base nos procedimentos cirúrgicos que você fizer.

Se você teve um reparo cirúrgico mais complicado, o cirurgião pode recomendar um fisioterapeuta para supervisionar seu programa de exercícios. É importante que você faça um forte esforço na reabilitação para que sua cirurgia seja bem-sucedida.