Artroplastia do Ombro

O que é Artroplastia do Ombro

A artroplastia do ombro é um procedimento cirúrgico em que toda ou parte da articulação gleno-hepática é substituída por um implante protético. Essa cirurgia de substituição articular geralmente é conduzida para aliviar a dor da artrite ou corrigir danos nas articulações físicas graves.

A artroplastia do ombro é uma opção para o tratamento de artrite severa da articulação do ombro. A artrite é uma condição que afeta a cartilagem das articulações. À medida que o revestimento da cartilagem desaparece, o revestimento protetor entre os ossos é perdido. Quando isso acontece, desenvolve-se artrite óssea. Artrite do ombro é bastante dolorosa e pode causar restrição de movimento. Embora isso possa ser tolerado com alguns medicamentos e ajustes de estilo de vida, pode ocorrer um momento em que o tratamento cirúrgico é necessário.

A progressão para a substituição de ombro geralmente começa com o desenvolvimento de dor com movimento do ombro e rigidez que será gerenciado de forma conservadora com modificações de atividade, fisioterapia e medicamentos não-esteroides anti-inflamatórios. Além disso, as injeções de corticosteroides intra-articulares (injeção no espaço articular) são outra opção popular e conservadora.

Se todas as opções de tratamento não cirúrgicas e conservadoras falharem e a dor está afetando a qualidade de vida, a substituição do ombro provavelmente será indicada. Vários estudos sobre substituições de ombro confirmaram esta indicação, observando especificamente que a artrite gleno-hepática grave é a causa.

Artroplastia do Ombro
Precisa de uma Artroplastia? Agende uma consulta conosco.

Técnicas de Artroplastia do Ombro

Artroplastia do OmbroNa artroplastia total tradicional do ombro, a abordagem começa com a separação do músculo deltoide dos músculos peitorais, facilitando o acesso à articulação do ombro (glenoumeral) através de uma passagem relativamente livre de nervos.

A articulação do ombro é inicialmente coberta pelos músculos do manguito rotador e a cápsula articular. Normalmente, um único músculo do manguito rotador é identificado e cortado para permitir o acesso direto à articulação do ombro. Neste ponto, o cirurgião pode remover as partes artríticas da junta e, em seguida, proteger as próteses dentro da junta.

O desenvolvimento de técnicas mais seguras e mais eficazes levou ao aumento do uso da artroplastia do ombro.

Artroplastia do OmbroAs artroplastias reversas do ombro total são tipicamente indicadas quando os músculos do manguito rotador estão gravemente danificados.

Vários materiais podem ser usados para fazer próteses, no entanto, a maioria consiste em uma bola de metal que roda dentro de um soquete de polietileno (plástico). A bola metálica toma o lugar da cabeça umeral do paciente e é ancorada através de uma haste, que é inserida no eixo do úmero. A tomada de plástico é colocada sobre a glenoide do paciente e normalmente é presa ao osso circundante. Avanços recentes na tecnologia levaram ao desenvolvimento dessas técnicas.

Riscos de Artroplastia do Ombro

As opções não cirúrgicas são o tratamento preferido por muitas razões. Além de não ter os riscos normais de cirurgia, como a infecção, a reposição do ombro pode levar a uma variedade de complicações, incluindo lágrima do manguito rotador e instabilidade glenoumeral. No entanto, apesar desses riscos, a substituição do ombro mostra uma baixa taxa de complicação que, dependendo do tipo de cirurgia, é próxima de 5%.