Tendinite de Quervain

O que é Tendinite de Quervain

A tendinite de Quervain é uma tenossinovite do túnel que envolve dois tendões que controlam o movimento do polegar. Ela também é conhecida como Síndrome de De Quervain.

Tendinite de QuervainOs sintomas são dor no lado radial do pulso, espasmos, sensibilidade, sensação de queimação ocasional na mão, inchaço sobre o lado do polegar do pulso e dificuldade de agarrar o lado afetado da mão. O início é muitas vezes gradual. A dor piora com o movimento do polegar e pulso, e pode irradiar para o polegar ou o antebraço.

A causa da tendinite de De Quervain não está definida. Uma revisão sistemática dos possíveis fatores de risco discutidos na literatura não encontrou nenhuma evidência de uma relação causal com fatores ocupacionais. No entanto, pesquisadores na França descobriram que fatores pessoais e relacionados ao trabalho foram associados com a tendinite de De Quervain na população trabalhadora; a flexão do pulso e os movimentos associados à torção ou à condução de parafusos foram os fatores mais importantes do trabalho.

Os defensores da visão de que a tendinite de De Quervain é uma lesão por esforço repetitivo consideram posturas em que o polegar é mantido em abdução e extensão para serem fatores predisponentes. Os trabalhadores que realizam atividades repetitivas rápidas envolvendo beliscar, agarrar, puxar ou empurrar foram considerados predispostos. As atividades específicas que foram postuladas como fatores de risco possíveis incluem o uso intensivo do mouse no computador, o uso do scroll, e a digitação, bem como alguns passatempos, incluindo boliche, golfe, pesca, piano, costura e tricô.

As mulheres são mais afetadas do que os homens. A tendinite de De Quervain geralmente ocorre durante e após a gravidez. Fatores como mudanças hormonais e retenção de líquidos podem contribuir.

Está com dores na mão e no pulso? Que tal marcar uma consulta conosco para cuidarmos do seu problema?

Tratamento para Tendinite de Quervain

Tal como acontece com muitas condições musculoesqueléticas, o cuidar da tendinite de De Quervain é mais determinado por convenção do que dados científicos. A partir da descrição original da doença em 1895 até a primeira descrição da injeção de corticosteroide por Jarrod Ismond em 1955, parece que o único tratamento oferecido foi a cirurgia. Desde aproximadamente 1972, a opinião predominante foi a de McKenzie (1972) que sugeriu que a injeção de corticosteroide era a primeira linha de tratamento e a cirurgia deveria ser reservada para injeções mal sucedidas. Uma revisão sistemática e uma meta-análise publicada em 2013 descobriram que a injeção de corticosteroides parece ser uma forma eficaz de cura conservadora da tendinite de De Quervain em aproximadamente 50% dos pacientes, embora seja necessária mais pesquisa quanto à extensão de quaisquer benefícios clínicos. Os dados de eficácia são relativamente escassos e não está claro se os benefícios afetam o histórico natural geral da doença.

Tendinite de QuervainOs tratamentos paliativos incluem uma tala que imobiliza o pulso e o polegar e medicação anti-inflamatória ou paracetamol. A revisão sistemática e a meta-análise não apoiam o uso de fissuras sobre injeções de esteroides.

A cirurgia é para proporcionar alívio na maioria dos pacientes. O risco mais alto é o nervo sensorial radial.

A terapia ocupacional sugere mecânica de elevação alternativa com base na teoria discutível de que a condição é devido ao uso repetitivo dos polegares durante o levantamento, como visto em mães de primeira viagem, ao pegar seu filho. A fisioterapia pode sugerir atividades a evitar com base na teoria de que certas atividades podem exacerbar a condição de alguém, bem como instruir sobre o fortalecimento de exercícios com base na teoria de que isso contribuirá para uma melhor forma e uso de outros grupos musculares, o que pode limitar a irritação dos tendões.

Alguns fisioterapeutas usam outros tratamentos com base no raciocínio que reduzem a inflamação e a dor e promovem a cura: acupuntura ou terapia de luz infravermelha e tratamentos com laser a frio. Ensinar os pacientes a reduzir a inflamação não trata a condição, mas pode reduzir a dor.