Síndrome do Túnel do Carpo

Entenda mais sobre Síndrome do Túnel do Carpo

A síndrome do túnel do carpo é uma condição comum que causa dor, entorpecimento e formigamento na mão e no braço. A condição ocorre quando um dos principais nervos da mão – o nervo mediano – é espremido ou comprimido à medida que viaja através do pulso.

Síndrome do Túnel do CarpoNa maioria dos pacientes, a síndrome do túnel do carpo melhora ao longo do tempo, então o diagnóstico precoce e o tratamento são importantes. No começo, os sintomas podem ser aliviados com medidas simples, como usar uma tala de pulso ou evitar certas atividades.

Se a pressão sobre o nervo mediano continua, no entanto, pode levar a danos nos nervos. Para prevenir danos permanentes, a cirurgia para tirar pressão do nervo mediano pode ser recomendada para alguns pacientes.

A síndrome do túnel do carpo ocorre quando o túnel se estreita ou quando os tecidos que circundam os tendões do flexor incham, pressionando o nervo mediano. Estes tecidos são chamados de sinóvia. Normalmente, a sinóvia lubrifica os tendões, facilitando a movimentação dos dedos.

Quando a sinóvia incha, ocupa espaço no túnel do carpo e, ao longo do tempo, multiplica o nervo. Esta pressão anormal sobre o nervo pode resultar em dor, dormência, formigamento e fraqueza na mão.

Causas da Síndrome do Túnel do Carpo

Síndrome do Túnel do CarpoA maioria dos casos de síndrome do túnel do carpo são causadas por uma combinação de fatores. Estudos mostram que as mulheres e as pessoas mais velhas são mais propensas a desenvolver a condição.

Causas da Síndrome do Túnel do Carpo

• Este é um fator importante. O túnel do carpo pode ser menor em algumas pessoas ou pode haver diferenças anatômicas que alteram a quantidade de espaço para o nervo – e esses traços podem ser genéticos.
  • Uso repetitivo das mãos. Repetindo os mesmos movimentos de mão e pulso durante um período prolongado de tempo pode irritar os tendões no pulso, causando inchaço que exerce pressão sobre o nervo.
  • Posição do punho e do pulso. Fazer atividades que envolvem extrema flexão ou extensão da mão e pulso por um período prolongado de tempo pode aumentar a pressão sobre o nervo.
  • As alterações hormonais durante a gravidez podem causar inchaço.
  • Condições de saúde. Diabetes, artrite reumatoide e desequilíbrio da glândula da tireoide são condições associadas à síndrome do túnel do carpo.

Sintomas da Síndrome do Túnel do Carpo

• Formigamento, queimação e dor principalmente nos dedos polegar e indicador, médio e anelar;
  • Sensações ocasionais de choque que irradiam para a mão;
  • Dor ou formigamento que pode percorrer o antebraço em direção ao ombro;
  • Fraqueza na mão – isso pode dificultar a realização de movimentos leves, como abotoar suas roupas;
  • Derrubar coisas – devido à fraqueza, dormência ou perda de propriocepção.

Na maioria dos casos, os sintomas da síndrome do túnel do carpo começam gradualmente sem uma lesão específica. Muitos pacientes acham que seus sintomas vão e vem no início. No entanto, à medida que a condição piora, os sintomas podem ocorrer mais frequentemente ou podem persistir por longos períodos de tempo.

Os sintomas noturnos são muito comuns. Porque muitas pessoas dormem com os pulsos curvados, os sintomas podem despertar você do sono. Durante o dia, os sintomas geralmente ocorrem ao segurar algo por um longo período de tempo com o pulso dobrado para frente ou para trás, como quando usa um telefone, dirige ou lê um livro. Muitos pacientes acham que mover ou agitar as mãos ajuda a aliviar seus sintomas.

Está com a mão formigando? Entre em contato conosco.

Tratamento da Síndrome do Túnel do Carpo

Embora seja um processo gradual, para a maioria das pessoas a síndrome do túnel do carpo vai piorar ao longo do tempo se não for tratada. Por esse motivo, é importante ser avaliado e diagnosticado pelo médico o mais rápido possível. Nos estágios iniciais, pode ser possível retardar ou parar a progressão da doença.

Tratamento não cirúrgico para Síndrome do Túnel do Carpo

Se for diagnosticado e tratado precocemente, os sintomas da síndrome do túnel do carpo podem ser aliviados sem cirurgia. Se o seu diagnóstico é incerto ou se os seus sintomas são leves, o seu médico irá recomendar primeiro o tratamento não cirúrgico.

Os tratamentos não cirúrgicos podem incluir:

• Braçadeiras. Usar uma cinta ou uma tala à noite impedirá que você dobre seu pulso enquanto você dorme. Manter o pulso em uma posição reta ou neutra reduz a pressão sobre o nervo no túnel do carpo. Também pode ajudar a usar uma tala durante o dia em que você faz atividades que agravam seus sintomas.
  • Anti-inflamatórios não esteroides. Medicamentos como ibuprofeno podem ajudar a aliviar a dor e a inflamação. Lembrando que você não deve ingerir nenhum tipo de medicamento sem prescrição médica.
  • Mudar Atividades Cotidianas. Se o seu trabalho ou atividades recreativas agravam seus sintomas, mudar ou modificar essas atividades pode ajudar a retardar ou parar a progressão da doença. Em alguns casos, isso pode envolver mudanças em seu local de trabalho.
  • Exercícios de deslizamento do nervo. Alguns pacientes podem se beneficiar de exercícios que ajudam o nervo mediano a se mover mais livremente dentro dos limites do túnel do carpo. Exercícios específicos podem ser recomendados pelo seu médico ou fisioterapeuta.
  • Injeções de esteroides. Corticosteroide, ou cortisona, é um poderoso agente anti-inflamatório que pode ser injetado no túnel do carpo. Embora essas injeções muitas vezes aliviem sintomas dolorosos ou ajudem a acalmar um aparecimento de sintomas, seu efeito às vezes é apenas temporário. Uma injeção de cortisona também pode ser usada por seu médico para ajudar a diagnosticar sua síndrome do túnel do carpo.

Tratamento cirúrgico para Síndrome do Túnel do Carpo

Se o tratamento não cirúrgico não aliviar seus sintomas após um período de tempo, o médico pode recomendar a cirurgia.

A decisão da operação é baseada na gravidade de seus sintomas: quanta dor e entorpecimento você está tendo em sua mão. Em casos de longa data com entorpecimento constante e perda de músculos do polegar, a cirurgia pode ser recomendada para evitar danos irreversíveis.

Procedimento cirúrgico

O procedimento cirúrgico realizado para a síndrome do túnel do carpo é chamado de “liberação do túnel do carpo”. Existem duas técnicas cirúrgicas diferentes para fazer isso, mas o objetivo de ambos é aliviar a pressão sobre seu nervo mediano cortando o ligamento que forma o telhado do túnel. Isso aumenta o tamanho do túnel e diminui a pressão sobre o nervo mediano.

Na maioria dos casos, a cirurgia do túnel do carpo é feita de forma ambulatorial. A cirurgia pode ser realizada sob anestesia geral, o que o deixa dormir, ou sob anestesia local, que adormece apenas sua mão e braço. Em alguns casos, você também receberá um sedativo leve através de uma linha intravenosa inserida em uma veia no braço.

Liberação do túnel do carpo aberto. Em cirurgia aberta, seu médico faz uma pequena incisão na palma da mão e vê o interior da mão e pulso através desta incisão. Durante o procedimento, seu médico irá dividir o ligamento transversal do carpo. Isso aumenta o tamanho do túnel e diminui a pressão sobre o nervo mediano.

Após a cirurgia, o ligamento pode gradualmente voltar a crescer, mas haverá mais espaço no túnel do carpo e a pressão sobre o nervo mediano será aliviada.

Liberação endoscópica do túnel do carpo. Na cirurgia endoscópica, seu médico faz uma ou duas incisões cutâneas menores, chamadas portais, e usa uma câmera em miniatura, um endoscópio, para ver dentro de sua mão e pulso. Uma faca especial é usada para dividir o ligamento transverso do carpo, semelhante ao procedimento aberto de liberação do túnel do carpo.

Os resultados da cirurgia aberta e cirurgia endoscópica são semelhantes. Existem benefícios e riscos potenciais associados a ambas as técnicas. O seu médico irá conversar com você sobre qual técnica cirúrgica é melhor para você.

Síndrome do Túnel do Carpo