Artrite no Polegar

A artrite no polegar é uma condição que irrita ou destrói uma articulação. Embora existam vários tipos de artrite, a que mais afeta a articulação na base do polegar (articulação basal) é osteoartrite (artrite degenerativa).

Artrite no PolegarA cartilagem lisa cobre as extremidades dos ossos. Permite que os ossos se deslizem facilmente na articulação. Sem ele, os ossos esfregam um contra o outro, causando fricção e danos aos ossos e à articulação. A osteoartrite ocorre quando a cartilagem começa a desaparecer.

A articulação na base do polegar, perto do pulso e na parte carnuda do polegar, permite que o polegar gire, para que você possa agarrar as coisas na mão.

A artrite da base do polegar é mais comum nas mulheres do que nos homens e geralmente ocorre após os 40 anos de idade. Fraturas anteriores ou outras lesões na articulação podem aumentar a probabilidade de desenvolver essa condição.

Sintomas da Artrite no Polegar

• Dor com atividades que envolvem aperto ou beliscar, como girar uma chave, abrir uma porta ou encaixar os dedos;
  • Inchaço na base do polegar;
  • Um desconforto dolorido após o uso;
  • Perda de força em atividades de aperto ou beliscar;
  • Desenvolvimento de uma proeminência óssea ou colisão sobre a articulação;
  • Movimento limitado.

Exame Médico para Descobrir a Artrite no Polegar

Artrite no Polegar

O médico irá perguntar-lhe sobre os seus sintomas, qualquer lesão anterior, padrões de dor ou atividades que agravam a condição.

Um dos testes utilizados durante o exame envolve a junção firmemente ao mover o polegar. Se a dor ou um sentimento arenoso for obtido, ou se um som de moagem (estalo) for ouvido, os ossos estão esfregando diretamente uns contra os outros.

Um raio-x pode mostrar deterioração da articulação, bem como quaisquer esporões ósseos ou depósitos de cálcio que se desenvolveram.

Muitas pessoas com artrite no polegar também apresentam sintomas de síndrome do túnel do carpo, pelo qual seu médico pode verificar isso também.

Está com Artrite no Polegar? Agende sua consulta conosco!

Tratamento para Artrite no Polegar

Em seus estágios iniciais, a artrite no polegar responderá ao tratamento não cirúrgico.

• Gelo por 5 a 15 minutos várias vezes ao dia.
  • Medicação anti-inflamatória, como aspirina ou ibuprofeno, para ajudar a reduzir a inflamação e o inchaço. Só tome medicamentos com prescrição médica.
  • Use uma tala de suporte para limitar o movimento do polegar e permita que a articulação descanse e cure. A tala pode proteger tanto o pulso quanto o polegar. Pode ser usado durante a noite ou intermitentemente durante o dia.

Como a artrite é uma doença progressiva e degenerativa, a condição pode piorar ao longo do tempo. A próxima fase de tratamento envolve a injeção de uma solução de esteroides diretamente na articulação. Isso geralmente proporcionará alívio por vários meses. No entanto, estas injeções não podem ser repetidas indefinidamente.

Tratamento cirúrgico

Quando o tratamento não cirúrgico já não é eficaz, a cirurgia é uma opção. A operação pode ser realizada de forma ambulatorial e vários procedimentos diferentes podem ser usados.

Uma opção envolve a fusão dos ossos da junta em conjunto. Isso, no entanto, limitará o movimento.

Outra opção é remover parte da articulação e reconstruí-la usando um enxerto de tendão ou uma substância artificial.

Você e seu médico irão discutir as opções e escolher o que é melhor para você.

Reabilitação Artrite no Polegar

Um programa de reabilitação, muitas vezes envolve um fisioterapeuta, ele ajuda você a recuperar o movimento e a força na mão. Você pode sentir algum desconforto durante os estágios iniciais do programa de reabilitação, mas isso irá diminuir ao longo do tempo. A recuperação total da cirurgia leva vários meses. A maioria dos pacientes é capaz de retomar as atividades normais.