Artrite na Mão

A artrite na mão é uma inflamação de uma ou mais de suas articulações.

A mão e o pulso têm múltiplas articulações pequenas que trabalham juntas em função do movimento, incluindo o movimento preciso necessário para enfiar uma agulha ou amarrar um cadarço. Quando as articulações são afetadas pela artrite, as atividades da vida diária podem ser difíceis. A artrite pode ocorrer em muitas áreas da mão e do pulso e pode ter mais de uma causa.

Os tipos mais comuns de artrite são osteoartrite e artrite reumatoide, mas existem mais de 100 formas diferentes.

Com o tempo, se a artrite não for tratada, os ossos que compõem a articulação podem perder a forma normal. Isso causa mais dor e mais limites de movimento.

As articulações saudáveis ​​se movem facilmente por causa de um tecido suave e escorregadio chamado cartilagem articular. A cartilagem cobre as extremidades dos ossos e proporciona uma superfície de deslizamento suave para a articulação. Esta superfície lisa é lubrificada por um fluído que parece óleo.

Artrite na MãoOsteoartrite x Artrite Reumatóide

Quando a artrite ocorre, o aparecimento dos sintomas é gradual e a cartilagem diminui lentamente. As duas formas mais comuns de artrite são osteoartrite e artrite reumatoide.

A osteoartrite é muito mais comum e geralmente afeta as pessoas mais velhas. Também conhecida como artrite de “desgaste”, a osteoartrite faz com que a cartilagem se desgaste. Aparece em um padrão previsível em certas articulações.

A artrite reumatoide é uma doença crônica que pode afetar muitas partes do seu corpo. Isso faz com que o revestimento das articulações inche, o que causa dor e rigidez na articulação. A artrite reumatoide geralmente começa nas pequenas articulações das mãos e dos pés. Geralmente afeta as mesmas juntas em ambos os lados do corpo.

Artrite na Mão por Trauma

As fraturas, particularmente as que danificam a superfície da articulação, e as luxações estão entre as lesões mais comuns que levam à artrite na mão. Mesmo quando devidamente tratados, uma articulação lesada é mais propensa a se tornar artrítica ao longo do tempo.

Sintomas de Artrite na Mão

Dor

Os primeiros sintomas de artrite na mão incluem dor nas articulações. A dor geralmente ocorre após períodos de maior uso das articulações. A dor pode não estar presente imediatamente, mas pode aparecer horas mais tarde ou mesmo no dia seguinte. A dor e a rigidez matinais são típicas.

À medida que a cartilagem desaparece e há menos material para proporcionar absorção de choque, os sintomas ocorrem com mais frequência. Em estados mais avançados, a dor nas articulações pode acordá-lo à noite.

A dor pode ser piorada com o uso e aliviada com repouso. Muitas pessoas com artrite dizem que a dor aumenta com tempo chuvoso. Atividades que uma vez foram fáceis, como abrir um jarro ou ligar o carro, tornam-se difíceis devido à dor. Para evitar dor na articulação artrítica, você pode mudar a maneira como você usa sua mão.

Artrite na MãoInchaço

Quando a articulação afetada está sujeita a maior estresse do que pode suportar, ela pode inchar na tentativa de evitar o uso adicional das juntas.

Mudanças nas juntas circundantes

Em pacientes com artrite avançada do polegar, as articulações próximas podem se tornar mais móveis do que o normal.

Calor

A articulação artrítica pode sentir-se quente ao toque. Isto é devido à resposta inflamatória do corpo.

Crepitação e perda

Pode haver uma sensação na articulação afetada (crepitação). Isso é causado por superfícies de cartilagem danificadas esfregando um contra o outro. Se a artrite é devido a ligamentos danificados, as estruturas de suporte da articulação podem ser instáveis ou “soltas”. Em casos avançados, a articulação pode parecer maior do que o normal (hipertrófico). Isso geralmente é devido a uma combinação de alterações ósseas, perda de cartilagem e inchaço nas articulações.

Cistos

Quando a artrite afeta as juntas nas extremidades dos dedos (articulações DIP), podem ocorrer pequenos cistos (cistos mucosos). Os cistos podem então causar rugas no dedo afetado.

Exame Médico para Descobrir a Artrite na Mão

Um médico pode diagnosticar a artrite na mão, examinando a mão e tirando raios-x. Estudos especializados, como a ressonância magnética, geralmente não são necessários, exceto nos casos em que a doença de Kienbock é suspeita. Às vezes, uma varredura óssea é útil. Uma análise óssea pode ajudar o médico a diagnosticar artrite quando está em estágio inicial, mesmo que os raios-x pareçam normais.

Que tal tratar suas dores nas mãos com nossos ortopedistas? Agende uma consulta.

Tratamento para Artrite na Mão

A artrite na mão não tem que resultar em uma vida dolorosa ou sedentária. É importante procurar ajuda cedo para que o tratamento possa começar e você pode voltar a fazer o que mais interessa a você.

As opções de tratamento para artrite na mão e pulso incluem medicação, fissuração, injeções e cirurgia, e são determinadas com base em:

• Até onde a artrite progrediu;
  • Quantas articulações estão envolvidas;
  • Sua idade, nível de atividade e outras condições médicas;
  • Se a mão dominante ou não dominante é afetada;
  • Suas metas pessoais, estrutura doméstica e capacidade de entender o tratamento e cumprir um programa de terapia.

Medicamentos

Os medicamentos tratam os sintomas, mas não podem restaurar a cartilagem das articulações ou causar danos na articulação reversa. Os medicamentos mais comuns para a artrite são anti-inflamatórios. Por exemplo, paracetamol e o ibuprofeno. Lembrando que jamais você deve tomar remédios sem prescrição médica.

Injeções

Quando o tratamento de primeira linha com medicação anti-inflamatória não é apropriado, podem ser utilizadas injeções. Estes geralmente contêm um anestésico duradouro e um esteroide que pode proporcionar alívio da dor por semanas a meses. As injeções podem ser repetidas, mas apenas um número limitado de vezes, devido a possíveis efeitos colaterais, como o enfraquecimento dos tendões, ligamentos e infecção.

As injeções geralmente são combinadas com a furação da articulação afetada. A tala ajuda a suportar a articulação afetada para aliviar o estresse colocado sobre ele de atividades frequentes. Usar a tala por muito tempo pode levar à deterioração muscular (atrofia). Os músculos podem ajudar a estabilizar as articulações lesadas, portanto, a atrofia deve ser prevenida.

Tratamento cirúrgico

Se o tratamento não cirúrgico não dá alívio, a cirurgia é geralmente discutida. Existem muitas opções cirúrgicas. O curso escolhido de tratamento cirúrgico deve ser aquele que tenha uma chance razoável de proporcionar alívio da dor a longo prazo e retornar à função. Deve ser adaptado às suas necessidades individuais.

Após a Cirurgia de Artrite na Mão

Após qualquer tipo de cirurgia de reconstrução articular, há um período de recuperação. Você será encaminhado para um terapeuta, como a fisioterapia ou acupuntura que vai ajudá-lo a maximizar sua recuperação. Você pode precisar usar uma tala algum tempo após a cirurgia. Isso ajuda a proteger a mão enquanto ela se recupera.

Durante este período pós-operatório, você precisará fazer atividades para permitir que a reconstrução das articulações vá bem. Normalmente, a medicação para a dor que você toma também é usada para reduzir o desconforto. É importante discutir a sua dor com o seu médico para que possa ser devidamente tratado.

O tempo de recuperação varia amplamente e depende da extensão da cirurgia realizada e dos múltiplos fatores individuais. No entanto, as pessoas geralmente podem retornar à maioria, se não todas as atividades desejadas, em cerca de três meses após a maioria das principais reconstruções articulares.

Artrite na Mão