O que é Menisco Rompido

Um menisco rompido é uma das lesões no joelho mais comuns. Qualquer atividade que faça com que você torça ou gire o joelho, especialmente quando colocar seu peso total, pode levar a um menisco rompido

Cada um dos joelhos tem dois meniscos – pedaços de cartilagem em forma de C que agem como uma almofada entre sua espinha dorsal e seu fêmur. Um menisco rompido causa dor, inchaço e rigidez. Você também pode sentir um bloqueio no movimento do joelho e tem problemas para estendê-lo completamente.

O tratamento conservador – como descanso, gelo e medicação – às vezes é suficiente para aliviar a dor de um menisco rompido e dar o tempo de ferida para curar por conta própria. Em outros casos, no entanto, requer reparo cirúrgico.

Sintomas da Menisco Rompido

Menisco Rompido

Se você rompeu seu menisco, você pode ter os seguintes sinais e sintomas no joelho:

• Uma sensação aparente;
  • Inchaço ou rigidez;
  • Dor, especialmente quando torcer ou girar o joelho;
  • Dificuldade em endireitar o joelho completamente;
  • Sentindo como se seu joelho estivesse bloqueado quando você tenta movê-lo.

Entre em contato com seu médico se seu joelho estiver dolorido e/ou inchado, ou se você não consegue mover o joelho normalmente.

Causas da Menisco Rompido

Um menisco rompido pode resultar de qualquer atividade que faça com que você torça ou gire o joelho, como giro agressivo ou paradas e voltas súbitas. Até mesmo ajoelhado, agachamento profundo ou levantamento de algo pesado às vezes pode levar a um menisco rompido. Em adultos mais velhos, as alterações degenerativas do joelho podem contribuir para um menisco rompido com pouco ou nenhum trauma.

Está com o Joelho machucado? Entre em contato conosco e volte à suas atividades cotidianas normalmente.

Riscos e Complicações – Menisco Rompido

A realização de atividades que envolvem torção agressiva e giro do joelho coloca você em risco de um menisco rompido. O risco é particularmente alto para os atletas – especialmente aqueles que participam de esportes de contato, como futebol, ou atividades que envolvem o pivô, como tênis ou basquete. O risco de um menisco rompido também aumenta à medida que a pessoa envelhece, devido ao desgaste de seus joelhos.

Um menisco rompido pode levar à instabilidade do joelho e incapacidade de mover o mesmo. Se torna mais provável desenvolver osteoartrite no joelho.

Diagnóstico – Menisco Rompido

Um menisco rompido muitas vezes pode ser identificado durante um exame físico. Seu médico pode mover o joelho e a perna para posições diferentes, ver você andar e pedir que você agache para ajudar a identificar a causa de seus sinais e sintomas.

Testes com imagens

• Raios X. Como um menisco rompido é feito de cartilagem, ele não aparecerá em raios-X. Mas os raios-X podem ajudar a descartar outros problemas com o joelho que causam sintomas semelhantes.
  • Ressonância Magnética. Utilizando ondas de rádio e um campo magnético forte para produzir imagens detalhadas de tecidos fofos e moles dentro do joelho. É o melhor estudo de imagem para detectar um menisco rompido.

Artroscopia

Em alguns casos, seu médico pode usar um instrumento conhecido como artroscópio para examinar o interior do joelho. O artroscópio é inserido através de uma pequena incisão perto do joelho.

O dispositivo contém uma câmera leve e pequena, que transmite uma imagem ampliada do interior do joelho para um monitor. Se necessário, os instrumentos cirúrgicos podem ser inseridos através do artroscópio ou através de incisões adicionais no joelho para cortar ou reparar.

Tratamento para Menisco Rompido

Tratamento Inicial

O tratamento para um menisco rompido geralmente começa de forma conservadora, dependendo do tipo, tamanho e localização de seu problema.

As rupturas associadas à artrite geralmente melhoram ao longo do tempo com o tratamento da artrite, portanto, a cirurgia geralmente não é indicada. Outros problemas que não estão associados a um bloqueio no movimento do joelho podem se tornar menos dolorosas ao longo do tempo, então também podem não requer cirurgia.

O seu médico pode recomendar:

• Evite atividades que agravam sua dor no joelho, especialmente qualquer atividade que faça com que você torça, gire seu joelho. Se a sua dor é muito forte, usar muletas pode tirar pressão do joelho e promover a cicatrização.
  • O gelo pode reduzir a dor no joelho e o inchaço. Use um pacote frio, um saco de legumes congelados ou uma toalha cheia de cubos de gelo por cerca de 20 minutos de cada vez, mantendo o joelho erguido.
  • Medicação. Analgésicos também podem ajudar a aliviar a dor no joelho. Só tome medicamentos sob prescrição médica.

A fisioterapia pode ajudá-lo a fortalecer os músculos ao redor do joelho e nas pernas para ajudar a estabilizar e apoiar a articulação do joelho.

Cirurgia

Se o seu joelho continua doloroso apesar da terapia de reabilitação ou do bloqueio do joelho, seu médico pode recomendar a cirurgia. Às vezes é possível reparar um menisco rompido, especialmente em crianças e adultos jovens.

Se a ruptura não puder ser reparada, o menisco pode ser cortado cirurgicamente, possivelmente através de pequenas incisões usando um artroscópio. Após a cirurgia, você precisará fazer exercícios para otimizar a força e a estabilidade do joelho.