Condromalácia Patelar

Sabe o que é Condromalácia Patelar?

Condromalácia Patelar é inflamação da parte inferior da patela e desgaste da cartilagem.

Condromalácia PatelarA cartilagem sob a rótula é um amortecedor de choque natural, e o uso excessivo, feridas e muitos outros fatores podem causar uma maior deterioração e degradação da cartilagem. A cartilagem deixa de ser lisa e, portanto, o movimento e o uso são dolorosos. Embora geralmente afete indivíduos jovens, envolvidos em esportes ativos, também aflige adultos mais velhos que sobrecarregam seus joelhos.

Condromalácia Patelar às vezes é usada de forma sinônima com a síndrome da dor patelo-femoral. No entanto, há consenso geral de que a síndrome da dor femoral se aplica apenas a indivíduos sem danos de cartilagem.

Enquanto o termo condromalácia às vezes se refere a cartilagem de aparência anormal em qualquer parte do corpo, mais comumente denota irritação da parte inferior da rótula. A superfície posterior da patela é coberta com uma camada de cartilagem lisa, que a base do fêmur normalmente desliza sem esforço quando o joelho está dobrado. No entanto, em alguns indivíduos, a rótula tende a esfregar-se contra um lado da articulação do joelho, irritando a cartilagem e causando dor no joelho.

A condição pode resultar de lesão aguda na patela ou fricção crônica entre a patela e um sulco no fêmur através do qual ele passa durante a flexão do joelho. Possíveis causas são uma banda iliotibial apertada, neuromas, bursite, uso excessivo e instabilidade central.

Condromalácia PatelarA dor no lado frontal ou interno do joelho é comum tanto em jovens quanto em mais idosos, especialmente quando o mesmo se dedica ao futebol, ginástica, ciclismo, remo, tênis, balé, basquete, passeios a cavalo, voleibol, corrida, esportes de combate, patinação artística, snowboard, skate e natação. A dor geralmente é sentida após uma sessão prolongada.

Os skatistas mais comumente experimentam essa lesão em seu pé “ruim” devido ao constante chute e torção exigido. Os nadadores o adquirem fazendo nado peito, o que exige um movimento incomum do joelho.

As pessoas que estão envolvidas em um estilo de vida ativo com alto impacto nos joelhos estão em maior risco.

O gerenciamento adequado da atividade física pode ajudar a prevenir o agravamento da condição. Os atletas são aconselhados a conversar com um médico para um diagnóstico médico adicional, pois os sintomas podem ser semelhantes aos problemas mais sérios dentro do joelho. Os testes não são necessariamente necessários para o diagnóstico, mas em algumas situações pode confirmar o diagnóstico ou descartar outras causas de dor. Os testes comumente utilizados são exames de sangue, exames de ressonância magnética e artroscopia.

Está com dores no joelho? Agende uma consulta conosco.

Tratamento da Condromalácia Patelar

Na ausência de danos na cartilagem, a dor na parte da frente do joelho devido ao uso excessivo pode ser gerenciada com uma combinação de repouso, gelo, compressão, elevação, medicamentos anti-inflamatórios e fisioterapia.

Normalmente, a condromalácia patelar se desenvolve sem inchaço ou hematomas e a maioria dos indivíduos se beneficia do repouso e aderência a um programa de fisioterapia apropriado. Diminua a inflamação, evitando atividades durante várias semanas, depois retome as suas atividades gradualmente.

Atividades de treinamento cruzado, como natação, podem ajudar a manter a boa forma física e a composição corporal. Isso é benéfico até que um programa de fisioterapia enfatizando o fortalecimento e flexibilidade dos músculos do quadril e da coxa possa ser realizado.

O uso de medicação anti-inflamatória não esteroide também é útil para minimizar a condromalácia patelar, amplificando o inchaço.

Condromalácia Patelar