Cotovelo de Tenista

Entenda o que é Cotovelo de Tenista (ou Epicondilite Lateral)

O cotovelo de tenista, ou epicondilite lateral, é uma condição dolorosa do cotovelo causada pelo esforço excessivo. Jogar tênis ou outros esportes com raquete podem causar essa condição. No entanto, vários outros esportes e atividades também podem fazer o mesmo.

O cotovelo tenista é uma inflamação dos tendões que se juntam aos músculos do antebraço no lado de fora do cotovelo. Os músculos do antebraço e os tendões se danificam devido ao uso excessivo – repetindo os mesmos movimentos muitas vezes. Isso leva a dor e ternura no lado de fora do cotovelo.

Existem várias opções de tratamento para o cotovelo de tenista. Na maioria dos casos, o tratamento envolve uma abordagem de equipe. Os ortopedistas, os fisioterapeutas e, em alguns casos, os cirurgiões trabalham em conjunto para fornecer os cuidados mais eficazes.

Causas do Cotovelo de Tenista

Esforço excessivo

Estudos recentes mostram que o cotovelo de tenista é muitas vezes devido a danos a um músculo específico do antebraço. O músculo extensor carpi radialis brevis (ECRB) ajuda a estabilizar o pulso quando o cotovelo está reto. Isso ocorre durante uma jogada de tênis, por exemplo. Quando o mesmo é enfraquecido por esforço excessivo, lágrimas microscópicas se formam no tendão onde ele se prende ao epicôndilo lateral. Isso leva a inflamação e dor.

O ECRB também pode correr maior risco de danos dependendo de sua posição. À medida que o cotovelo se dobra e endireita, o músculo esfrega com ossos. Isso pode causar desgaste gradual do músculo ao longo do tempo.

Atividades

Os atletas não são as únicas pessoas que tem o cotovelo de tenista. Muitas pessoas com cotovelo de tenista participam de atividades no trabalho ou recreativas que requerem uso repetitivo e vigoroso do músculo do antebraço.

Pintores, encanadores e carpinteiros são particularmente propensos a desenvolver o cotovelo de tenista. Estudos demonstraram que mecânicos, cozinheiros e até mesmo açougueiros tem o cotovelo de tenista mais frequentemente do que o resto da população. A ideia é que a repetição e o levantamento de peso necessários nessas ocupações levam a lesões.

Era

A maioria das pessoas que adotam o cotovelo de tenista tem entre 30 e 50 anos, embora qualquer pessoa possa ter cotovelo de tenista se tiverem os fatores de risco. Em esportes de raquete como o tênis, técnicas inadequadas e equipamentos inadequados podem ser fatores de risco.

Desconhecido

A epicondilite lateral pode ocorrer sem qualquer lesão repetitiva reconhecida. Esta ocorrência é chamada de “insidiosa” ou de uma causa desconhecida.

Sintomas do Cotovelo de Tenista

Os sintomas do cotovelo de tenista se desenvolvem gradualmente. Na maioria dos casos, a dor começa leve e lentamente piora por semanas e meses. Geralmente, não há lesões específicas associadas ao início dos sintomas.

Os sinais e sintomas comuns do cotovelo de tenista incluem:

• Dor ou queima na parte externa do seu cotovelo;
  • Fraqueza.

Os sintomas pioram com a atividade do antebraço, como segurar uma raquete, girar uma chave ou apertar as mãos. Seu braço mais forte é mais frequentemente afetado; no entanto, ambos os braços podem ser afetados.

Acha que tem cotovelo de tenista? Agende uma consulta conosco para te ajudarmos!

Exames Médicos para determinar o Cotovelo de Tenista

O médico considerará muitos fatores para fazer um diagnóstico. Dentre eles: o desenvolvimento de seus sintomas, os fatores de risco da sua profissão e a participação nos esportes.

O médico irá falar com você sobre o que as atividades causam de sintomas e onde no seu braço os mesmos ocorrem. Certifique-se de informar seu médico se você já se machucou no cotovelo. Se você tem histórico de artrite reumatoide ou doença nervosa, informe o seu médico.

Durante o exame, o médico usará uma variedade de testes para identificar o diagnóstico. Por exemplo, ele pode pedir que você tente endireitar o pulso e os dedos contra a resistência com o braço totalmente direto para ver se isso causa dor. Se esses testes forem positivos, significa que esses músculos podem não ser saudáveis.

Testes

O médico pode pedir testes adicionais para excluir outras causas do seu problema.

• Raios X. Esses testes fornecem imagens claras de estruturas densas como o osso. Eles podem ser levados para excluir a artrite do cotovelo.
  • Ressonância Magnética. Se o médico suspeita que seus sintomas estão relacionados a um problema de pescoço, pode ser solicitada uma ressonância magnética. As varreduras mostram detalhes de tecidos moles e ajudarão o médico a ver se você tem uma possível hérnia de disco ou artrite no pescoço. Ambas as condições geralmente causam dor no braço.
  • Eletromiografia. Seu médico pode solicitar uma eletromiografia para descartar a compressão do nervo. Muitos nervos viajam ao redor do cotovelo, e os sintomas da compressão do nervo são semelhantes aos do cotovelo de tenista.

Tratamento para o Cotovelo de Tenista

Aproximadamente 80% a 95% dos pacientes têm sucesso com o tratamento não cirúrgico.

Descansar. O primeiro passo para a recuperação é dar ao seu braço um bom repouso. Isso significa que você terá que parar a de fazer esportes ou de trabalhar pesado por um período determinado

Medicamentos anti-inflamatórios não esteroides. Drogas como aspirina ou ibuprofeno podem reduzir a dor e o inchaço. Não tome medicamentos sem prescrição médica.

Verificação do equipamento. Se você participar de um esporte de raquete, seu médico pode dizer para você verificar seu equipamento quanto ao ajuste adequado. Raquetas mais rígidas e raquetes mais flexíveis muitas vezes podem reduzir o estresse no antebraço, o que significa que os músculos do antebraço não precisam de tanto esforço. Se você usa uma raquete grande, a mudança para uma menor pode ajudar a evitar que os sintomas voltem.

Fisioterapia. Exercícios específicos são úteis para fortalecer os músculos do antebraço. O fisioterapeuta também pode realizar ultrassom, massagem com gelo ou técnicas estimulantes musculares para melhorar a cicatrização muscular.

Braçadeira. Usar uma cinta centrada na parte de trás do antebraço também pode ajudar a aliviar os sintomas do cotovelo de tenista. Isso pode reduzir os sintomas ao apoiar os músculos e os tendões.

Injeções de esteroides. Os esteroides, como a cortisona, são medicamentos anti-inflamatórios muito eficazes. O médico pode decidir injetar seu músculo danificado com um esteroide para aliviar seus sintomas.

Terapia de onda de choque extracorpórea. A terapia de ondas de choque envia ondas sonoras para o cotovelo. Essas ondas sonoras criam “microtrauma” que promovem os processos de cura natural do corpo.

Cotovelo de TenistaTratamento cirúrgico

Se seus sintomas não respondem após 6 a 12 meses de tratamentos não cirúrgicos, o médico pode recomendar a cirurgia.

A maioria dos procedimentos cirúrgicos para o cotovelo de tenista envolve a remoção do músculo doente e a recuperação do músculo saudável de volta ao osso.

A abordagem cirúrgica certa para você dependerá de uma série de fatores. Estes incluem o alcance de sua lesão, sua saúde geral e suas necessidades pessoais. Fale com o médico sobre as opções. Discuta os resultados e os riscos associados a cada procedimento.

Cirurgia aberta. A abordagem mais comum para o reparo do cotovelo de tenista é a cirurgia aberta. Isso envolve fazer uma incisão sobre o cotovelo. A cirurgia aberta geralmente é realizada como cirurgia ambulatorial. Raramente requer uma estadia noturna no hospital.

Cirurgia artroscópica. O cotovelo de tenista também pode ser reparado usando instrumentos em miniatura e pequenas incisões. Assim como a cirurgia aberta, este é um procedimento ambulatorial.

Riscos cirúrgicos. Tal como acontece com qualquer cirurgia, existem riscos com a cirurgia de cotovelo de tenista. Os fatores mais comuns a considerar são:

• Infecção;
  • Dano aos nervos e vasos sanguíneos;
  • Possível reabilitação prolongada;
  • Perda de força;
  • Perda de flexibilidade;
  • Necessidade de cirurgia adicional.

Reabilitação. Após a cirurgia, seu braço pode ser imobilizado temporariamente com uma tala. Cerca de 1 semana depois, as suturas e a tala são removidas.

Depois que a tala é removida, exercícios são iniciados para esticar o cotovelo e restaurar a flexibilidade. Exercícios de fortalecimento leve e gradual são iniciados cerca de 2 meses após a cirurgia.

O médico irá dizer-lhe quando você pode retornar à atividade atlética. A utilização de serviços de reabilitação esportiva é recomendada. Este é geralmente 4 a 6 meses após a cirurgia. A cirurgia do cotovelo tenista é considerada bem-sucedida em 80% a 90% dos pacientes. No entanto, não é incomum ocorrer uma perda de força.