Causas da Bursite no Cotovelo

A bursite no cotovelo pode ocorrer por vários motivos.

• Trauma: um golpe duro na ponta do cotovelo pode fazer a bursa inchar.
  • Pressão prolongada: Inclinando-se na ponta do cotovelo por longos períodos de tempo em superfícies duras, como uma mesa, pode fazer com que a bursa inche. Normalmente, esse tipo de bursite se desenvolve ao longo de vários meses.
  • As pessoas em determinadas ocupações são especialmente vulneráveis, particularmente encanadores ou técnicos de ar condicionado que precisam se arrastar de joelhos em espaços apertados e se apoiar nos cotovelos.
  • Infecção: se uma lesão na ponta do cotovelo rompe a pele, como uma picada de inseto, raspagem ou ferida, as bactérias podem entrar e causar uma infecção. A bursa infectada produz fluido, vermelhidão, inchaço e dor. Se a infecção não for tratada, o fluido pode virar pus.
  • Ocasionalmente, o saco de bursa pode se infectar sem ferimentos óbvios na pele.
  • Condições médicas: certas condições, como artrite reumatoide e gota, estão associadas à bursite do cotovelo.

O que é Bursa?

Bursite no Cotovelo

Bursa são sacos finos e achatados localizados em todo o corpo que atuam como almofadas entre ossos e tecidos moles. Eles contêm uma pequena quantidade de fluido lubrificante que permite que a pele se mova livremente sobre o osso subjacente. A bursa de olecranon fica entre a pele solta e o osso pontudo na parte de trás do cotovelo, chamado olecranon.

Normalmente, a bursa de olécranon é plana. Se ficar irritada ou inflamada, mais fluido se acumulará na bursa e a bursite se desenvolverá.

Sintomas da Bursite do Cotovelo

O inchaço é frequentemente o primeiro sintoma da Bursite do Cotovelo. A pele na parte de trás do cotovelo está solta, o que significa que um pequeno inchaço pode não ser notado imediatamente.

À medida que o inchaço continua, a bursa começa a esticar, o que causa dor. Ela geralmente piora com a pressão direta no cotovelo ou com dobra do mesmo. O inchaço pode crescer o suficiente para restringir o movimento.

Se a bursite está infectada, a pele fica vermelha e quente. Se a infecção não for tratada imediatamente, ela pode se espalhar para outras partes do braço ou se mover para a corrente sanguínea. Isso pode causar uma doença grave. Ocasionalmente, uma bursa infectada se abrirá espontaneamente e drenará o pus.

Depois de discutir seus sintomas e histórico médico, seu médico examinará seu braço e cotovelo. Ele pode recomendar uma radiografia para procurar um esporão ósseo. Os esporões ósseos são frequentemente encontrados na ponta do cotovelo em pacientes que tiveram casos repetidos de bursite do cotovelo. O médico pode optar por tomar uma pequena amostra de fluido de bursa com uma agulha para diagnosticar se a bursite é causada por infecção ou gota. Os exames de sangue geralmente não são úteis.

Está com dores na região do cotovelo? Agende uma consulta conosco para que possamos lhe avaliar!

Tratamentos para a Bursite no Cotovelo

Se o seu médico suspeitar que a bursite é devido a uma infecção, ele pode recomendar remover o fluido da bolsa com uma agulha. Isso geralmente é executado como um procedimento simples.

A remoção de líquidos ajuda a aliviar os sintomas e fornece ao seu médico uma amostra que pode ser olhada em um laboratório para identificar se alguma bactéria está crescendo. Isso também permite ao seu médico saber se um antibiótico específico é necessário para combater a infecção.

Ele pode prescrever antibióticos antes que o tipo exato de infecção seja identificado. Isso é feito para evitar que a infecção progrida. O antibiótico que seu médico prescreve neste momento tratará uma série de possíveis infecções.

Se a bursite não é de uma infecção, ela é tratada com várias opções.

• Uma almofada de cotovelo pode ser usada para amortecer o cotovelo.
  • Atividade muda. Evite atividades que causem pressão direta sobre o cotovelo inchado.
  • Medicamentos orais como ibuprofeno ou outros anti-inflamatórios podem ser usados ​​para reduzir o inchaço e aliviar seus sintomas.

Se o inchaço e a dor não respondem a estas medidas após 3 a 4 semanas, o seu médico pode recomendar a remoção do líquido da bolsa e a injeção de uma medicação de corticosteroide na bursa. A medicação esteroide é uma droga anti-inflamatória que é mais forte do que a medicação que pode ser tomada por via oral. As injeções de corticosteroides geralmente funcionam bem para aliviar a dor e o inchaço. No entanto, os sintomas podem voltar.

Tratamento cirúrgico

Se a bursa está infectada e não melhora com antibióticos ou removendo fluido do cotovelo, a cirurgia para remover toda a bursa pode ser necessária. Isso geralmente é um procedimento de internação. Esta cirurgia pode ser combinada com o uso adicional de antibióticos orais ou intravenosos.

A bursa geralmente cresce de volta como uma bursa não inflamada, durante um período de vários meses.

Se a bursite do cotovelo não é um resultado da infecção, a cirurgia ainda pode ser necessária se os tratamentos não cirúrgicos não funcionam. Neste caso, a cirurgia para remover a bursa geralmente é realizada como procedimento ambulatorial. A cirurgia não perturba nenhum músculo, ligamento ou estruturas articulares.

O seu médico aplicará uma tala no braço após o procedimento para proteger sua pele. Na maioria dos casos, não são necessários moldes ou imobilização prolongada.

Embora a fisioterapia formal após a cirurgia não seja geralmente necessária, seu médico recomendará exercícios específicos para melhorar sua amplitude de movimento. Estes geralmente são permitidos dentro de alguns dias da cirurgia.

Sua pele deve melhorar bastante entre 10 a 14 dias após a cirurgia e, após 3 a 4 semanas, seu médico pode permitir que você use completamente seu cotovelo. Seu cotovelo pode precisar ser acolchoado ou protegido por vários meses para evitar a reincidência.