O que é Hérnia de Disco?

A Hérnia de Disco é uma fonte comum de dor nas costas ou no pescoço. Às vezes chamada de disco “escorregado” ou “rompido”, esta condição ocorre com mais frequência na parte inferior das costas, bem como os discos menores no pescoço.

Embora uma hérnia de disco às vezes possa ser muito dolorosa, a maioria das pessoas se sente muito melhor com apenas alguns meses de tratamentos simples e não cirúrgicos.

Causa e Fatores de Risco da Hérnia de Disco

Hérnia de DiscoOs nervos espinhais são muito sensíveis a pequenas quantidades de pressão, o que pode resultar em dor, dormência ou fraqueza em uma ou ambas as pernas.

Em crianças e adultos jovens, os discos possuem alto teor de água. À medida que as pessoas envelhecem, o conteúdo de água nos discos diminui e os discos tornam-se menos flexíveis. Os discos começam a diminuir e os espaços entre as vértebras ficam mais estreitos.

Os fatores que podem enfraquecer o disco são:

• Levantamento inadequado;
  • Fumando;
  • Estar acima do peso;
  • Pressão repentina;
  • Atividades repetitivas e extenuantes.

Sintomas da Hérnia de Disco

Dor Lombar

A dor lombar afeta muitas pessoas. A dor sozinha não é suficiente para identificar uma hérnia de disco. Consulte o médico se a dor nas costas for por conta de uma queda ou alguma lesão nas costas. O sintoma mais comum de uma hérnia de disco é a ciática – uma dor aguda, que se estende das nádegas até a parte de trás de uma perna. É causada pela pressão sobre o nervo espinhal.

Outros sintomas:

• Dor nas costas;
  • Fraqueza na perna e / ou pé;
  • Dormência na perna e / ou pé.

Dor no Pescoço

Tal como acontece com a dor na parte inferior das costas, a dor no pescoço também é comum. Quando a pressão é colocada sobre um nervo no pescoço, causa dor nos músculos entre o pescoço e o ombro. Outros sintomas:

• Fraqueza em um braço;
  • Entorpecimento em um braço;
  • Dor ardente nos ombros, pescoço ou braço.
Acha que está com Hérnia de Disco? Marque uma consulta e vamos descobrir!

Tratamento da Hérnia de Disco

Tratamento não cirúrgico para Hérnia de Disco

O tratamento não cirúrgico para hérnia de disco é eficaz no tratamento dos sintomas de discos herniados na maioria dos pacientes. A maior parte do pescoço ou dor nas costas irá se resolver gradualmente com medidas simples.

• Descanso e repouso auxilia muito.
  • Os relaxantes musculares, analgésicos e medicamentos anti-inflamatórios também são úteis.
  • Compressas de gelo também podem ser aplicadas várias vezes ao dia por não mais de 20 minutos de cada vez.
  • Após qualquer espasmo se instalar, aplicações de calor suave podem ser usadas.

Qualquer atividade física deve ser lenta e controlada, especialmente se inclinar para frente e levantar. Isso pode ajudar a garantir que os sintomas não retornem. Para a parte inferior das costas, os exercícios também podem ser úteis no fortalecimento. Para o pescoço, exercícios ou tração também podem ser úteis.

Para ajudar a evitar futuras dores, é essencial que você aprenda como se posicionar, sentar e levantar adequadamente.

Se essas medidas de tratamento não cirúrgico falharem, as injeções peridurais de um medicamento similar a cortisona podem diminuir a irritação do nervo e permitir uma participação mais efetiva na fisioterapia. Estas injeções são administradas em regime ambulatorial ao longo de um período de semanas.

Tratamento cirúrgico para Hérnia de Disco

Apenas uma pequena porcentagem de pacientes com hérnia de disco precisam de cirurgia. A cirurgia de coluna é tipicamente recomendada apenas após um período de tratamento não cirúrgico não aliviar os sintomas dolorosos.

• Microdiscectomia lombar. Este é o procedimento mais comum para uma hérnia de disco na parte inferior das costas. A microdiscectomia envolve a remoção da parte herniada do disco e dos fragmentos que estão colocando pressão sobre o nervo espinhal.
  • Discectomia cervical. A discectomia cervical é um procedimento para a hérnia de disco no pescoço. Para aliviar a pressão, todo o disco herniado é removido. O osso é colocado no espaço do disco e uma placa de metal pode ser usada para ajudar a suportar a coluna vertebral.