Fusão Espinhal

Entenda mais sobre Fusão Espinhal

A fusão espinhal ou fusão da coluna vertebral é um procedimento cirúrgico usado para corrigir problemas com as vértebras. É em essência um processo de “soldagem”. A ideia básica é fundir as vértebras dolorosas.

A cirurgia da coluna geralmente é recomendada apenas quando o seu médico pode identificar a origem da sua dor. Para fazer isso, seu médico pode usar exames de imagem, como exames de raios-x, tomografia computadorizada e ressonância magnética.

A fusão espinhal pode aliviar os sintomas de muitas condições nas costas, incluindo:

• Doença do disco degenerativa;
  • Estenose espinal;
  • Escoliose;
  • Fratura;
  • Infecção;
  • Tumor.

Fusão EspinhalA fusão da coluna vertebral elimina o movimento entre as vértebras. Também evita o alongamento dos nervos e dos ligamentos e músculos circundantes. É uma opção quando o movimento é a fonte da dor, como o movimento que ocorre em uma parte da coluna vertebral que é artrítica por exemplo. A teoria é que se as vértebras dolorosas não se moverem, elas não vão doer.

Se você tem dor nas pernas além da dor nas costas, seu cirurgião também pode realizar uma descompressão (laminectomia). Este procedimento envolve a remoção de tecido ósseo doente que pode exercer pressão sobre os nervos espinhais.

A maioria das fusões da coluna vertebral envolve apenas pequenos segmentos da coluna vertebral e não limitam muito o movimento.

Procedimento Fusão Espinhal

O procedimento de fusão espinhal é realizado há décadas. Existem também diferentes “abordagens” que seu cirurgião pode tomar para o seu procedimento.

O cirurgião pode se aproximar da espinha pela frente. Esta é uma abordagem anterior e requer uma incisão no abdômen inferior.

Uma abordagem posterior é feita pelas costas. Além disso, seu cirurgião pode se aproximar da espinha do lado, chamado de abordagem lateral.

Técnicas minimamente invasivas também foram desenvolvidas. Isso permite que as fusões sejam realizadas com incisões menores.

O procedimento certo para você, dependerá da natureza e localização da sua doença.

Fusão EspinhalEnxerto ósseo

A fusão espinhal usa algum tipo de material ósseo, chamado enxerto ósseo, para ajudar a promover a fusão. Geralmente, pequenos pedaços de osso são colocados no espaço entre as vértebras para serem fundidos.

Um enxerto ósseo é usado para estimular a cicatrização óssea. Ele aumenta a produção óssea e ajuda as vértebras a curar-se em um osso sólido. Às vezes, grandes peças sólidas são usadas para fornecer suporte estrutural imediato às vértebras.

No passado, um enxerto ósseo colhido do quadril do paciente era a única opção para a fusão das vértebras. Este tipo de enxerto é chamado de auto enxerto. A colheita de um enxerto ósseo requer uma incisão adicional durante a operação. Ele alonga a cirurgia e pode causar dor após a operação.

Uma alternativa para colher um enxerto ósseo é um aloenxerto, que consiste em pegar ossos dos mortos. Um aloenxerto geralmente é adquirido através de um banco de ossos.

Hoje, vários materiais artificiais de enxerto ósseo também foram desenvolvidos.

Matrizes ósseas desmineralizadas. O cálcio é removido do osso do cadáver para cria-las. Sem o mineral, o osso pode ser transformado em massa ou consistência semelhante a um gel. Eles geralmente são combinados com outros enxertos e podem conter proteínas que ajudam na cicatrização óssea.

Proteínas morfogenéticas do osso. Estas proteínas sintéticas formadoras de ossos muito poderosas promovem uma fusão sólida. Eles são aprovados pela US Food and Drug Administration para uso na coluna vertebral em determinadas situações. Os auto-enxertos podem não ser necessários quando as estas proteínas são usadas.

Cerâmica. Os materiais sintéticos de cálcio / fosfato são semelhantes em forma e consistência ao osso auto enxerto.

O cirurgião irá discutir com você o tipo de material de enxerto ósseo que funcionará melhor para sua condição e procedimento.

Imobilização

Após o enxerto ósseo, as vértebras precisam ser mantidas juntas para ajudar o processo de fusão. O cirurgião irá sugerir que você use uma cinta.

Em muitos casos, os cirurgiões usarão placas, parafusos e hastes para ajudar a segurar a coluna. Isso é chamado de fixação interna, e pode aumentar a taxa de cicatrização bem-sucedida. Com a maior estabilidade da fixação interna, a maioria dos pacientes pode se mover mais cedo após a cirurgia.

Precisa da Cirurgia? Entre em contato conosco.

Complicações da Fusão Espinhal

Tal como acontece com qualquer operação, existem riscos potenciais associados às fusões da coluna vertebral. É importante discutir todos esses riscos com o cirurgião antes do seu procedimento.

• Infecção. Os antibióticos são regularmente indicados ao paciente antes, durante e muitas vezes após a cirurgia para diminuir o risco de infecções.
  • Dor no local do enxerto. Uma pequena porcentagem de pacientes terá dor no local do enxerto ósseo.
  • Sintomas recorrentes. Alguns pacientes podem ter uma recorrência de seus sintomas originais.
  • Pseudartrose. Os pacientes que fumam são mais propensos a desenvolver uma pseudartrose. Esta é uma condição em que não há formação óssea suficiente. Se isso ocorrer, uma segunda cirurgia pode ser necessária para obter uma fusão sólida.
  • Dano no nervo. É possível que os nervos ou os vasos sanguíneos possam ser feridos durante estas operações.
  • Coágulos de sangue. Outra complicação incomum é a formação de coágulos de sangue nas pernas.

Sinais de aviso

É importante que você siga atentamente todas as instruções do seu médico relacionadas aos sinais de alerta de coágulos sanguíneos e infecção. Essas complicações são mais prováveis ​​de ocorrer durante as primeiras semanas após a cirurgia.

Os sinais de advertência de possíveis coágulos sanguíneos são:

• Inchaço na panturrilha, tornozelo ou pé;
  • Ternura ou vermelhidão, que pode se estender acima ou abaixo do joelho;
  • Dor na panturrilha;

Ocasionalmente, um coágulo de sangue irá atravessar a corrente sanguínea e pode se chegar nos pulmões. Se isso acontecer, você pode sofrer uma dor torácica repentina e falta de ar ou tosse. Se você tiver algum desses sintomas, você deve falar com o médico imediatamente. Se você não consegue chegar ao seu médico, alguém deve levá-lo para um pronto-socorro. A infecção após a cirurgia da coluna ocorre muito raramente. Os sinais de alerta da infecção são:

• Vermelhidão, ternura e inchaço ao redor das bordas da ferida;
  • Drenagem da ferida;
  • Dor;
  • Calafrios;
  • Temperatura elevada.

Se tiver algum desses sintomas, você deve entrar em contato com seu médico ou ir imediatamente à sala de emergência mais próxima.

Recuperação da Fusão Espinhal

Alívio da dor

Após a cirurgia, você sentirá dor. Esta é uma parte natural do processo de recuperação. O médico e as enfermeiras trabalharão para reduzir sua dor, o que pode ajudá-lo a se recuperar da cirurgia mais rapidamente.

Os medicamentos são prescritos para alívio da dor a curto prazo após a cirurgia. Muitos tipos de medicamentos estão disponíveis para ajudar a aliviar a dor, incluindo opioides, anti-inflamatórios não esteroides e anestésicos locais. O médico pode usar uma combinação destes medicamentos para melhorar o alívio da dor, bem como minimizar a necessidade de opioides.

Esteja ciente de que, embora os opioides ajudem a aliviar a dor após a cirurgia, eles são um narcótico e podem ser viciantes. A dependência e a overdose de opioides tornaram-se um problema crítico de saúde pública nos EUA. É importante usar opioides apenas conforme as instruções do seu médico. Assim que sua dor começar a melhorar, pare de tomar opioides. Converse com seu médico se sua dor não começou a melhorar dentro de alguns dias da cirurgia.

Reabilitação da Fusão Espinhal

O processo de fusão leva tempo. Pode demorar vários meses antes do osso se solidificar. Durante este tempo de cicatrização, a espinha fundida deve ser mantida em alinhamento adequado. Você será ensinado a se mover corretamente, reposicionar, sentar e caminhar.

Seus sintomas irão melhorar gradualmente. Logo após a sua operação, o médico pode recomendar apenas atividades leves, como andar. À medida que você recuperar força, você poderá aumentar lentamente seu nível de atividade.

Manter um estilo de vida saudável e seguir as instruções do seu médico aumentará consideravelmente suas chances de um resultado bem-sucedido.

Fusão Espinhal