Entenda mais sobre Cifoplastia

CifoplastiaA cifoplastia é um tipo de aumento vertical para fraturas de compressão.

Os objetivos de um procedimento cirúrgico de cifoplastia são parar a dor causada por uma fratura espinhal, estabilizar o osso e restaurar parte ou a totalidade da altura do corpo vertebral devido à fratura de compressão.

Cirurgia de Cifoplastia

Cifoplastia

• Durante a cirurgia de cifoplastia, uma pequena incisão é feita nas costas através da qual o médico coloca um tubo estreito. Usando fluoroscopia para orientá-lo para a posição correta, o tubo cria um caminho através da parte traseira na área fraturada através do pedículo das vértebras envolvidas.
  • Usando imagens de raios-X, o médico insere um balão especial através do tubo e dentro das vértebras, depois infla com cuidado. À medida que o balão se infla, eleva a fratura, retornando as peças para uma posição mais normal. Também compacta o osso interno suave para criar uma cavidade dentro das vértebras.
  • O balão é removido e o médico usa instrumentos especialmente projetados sob baixa pressão para preencher a cavidade com um material semelhante ao cimento chamado polimetilmetacrilato. Após a injeção, o material pastoso endurece rapidamente, estabilizando o osso.

A cirurgia de cifoplastia para tratar uma fratura da osteoporose é realizada em um hospital sob anestesia local ou geral.

Outra lógica para um procedimento típico de cifoplastia é:

• O procedimento de cifoplastia leva cerca de uma hora para cada vértebra envolvida;
  • Os pacientes serão observados de perto na sala de recuperação imediatamente após o procedimento de cifoplastia;
  • Os pacientes devem passar um dia no hospital após o procedimento de cifoplastia.

Os pacientes não devem dirigir até receber aprovação do médico. Se forem liberados no dia da cirurgia de cifoplastia, eles precisarão providenciar o transporte para casa do hospital.

Recuperação da Cifoplastia

O alívio da dor será imediato para alguns pacientes. Em outros, a eliminação ou redução de dor vem dentro de dois dias. Em casa, os pacientes podem retornar às suas atividades diárias normais, embora o esforço extenuante, como o levantamento de peso, seja evitado por pelo menos seis semanas.

Os pacientes devem ver seu médico para começar ou revisar seu plano de tratamento para a osteoporose, incluindo medicamentos para evitar mais perda óssea.

Candidatos à Cifoplastia

A cifoplastia não pode corrigir uma deformidade estabelecida na coluna vertebral, e certos pacientes com osteoporose não são candidatos para esse tratamento. O procedimento deve ser concluído dentro de 8 semanas após a ocorrência da fratura para a maior probabilidade de restauração da altura.

Faça sua cirurgia conosco. Entre em contato e agende uma consulta.

Riscos e Complicações da Cifoplastia

Alguns riscos cirúrgicos gerais aplicam-se à cifoplastia, como em qualquer procedimento invasivo. Outros riscos que são específicos do procedimento de cifoplastia e vertebroplastia incluem:

• Dano nervoso ou lesão da medula espinhal de instrumentos mal posicionados colocados nas costas;
  • Lesão nervosa ou compressão da medula espinhal;
  • Reação alérgica à solução utilizada para ver o balão na imagem de raios-X à medida que infla.

Não se sabe se a cifoplastia ou vertebroplastia aumentará o número de fraturas em níveis adjacentes da coluna vertebral. Estudos de banco de ossos tratados mostraram que a inserção de polimetilmetacrilato não altera a rigidez do osso.

A osteoporose é uma doença crônica e progressiva. Conforme mencionado anteriormente, os pacientes que sofreram fraturas da osteoporose apresentam risco aumentado de fraturas adicionais devido à perda de força óssea causada pela osteoporose.