Cervicalgia – Dor no Pescoço

Entenda mais sobre Cervicalgia

A dor no pescoço é frequentemente diagnosticada como cervicalgia. Todos os anos, milhões de pessoas visitam seus médicos para um problema comum: dor no pescoço.

Embora uma dor no pescoço pareça simples, a cervicalgia pode ter muitas causas. O diagnóstico de cervicalgia, portanto, pode ser fácil em comparação com o tratamento.

Uma causa da cervicalgia é a gravidade. Manter a cabeça erguida por quase todos os momentos coloca muito estresse nos músculos do pescoço. A tensão isolada pode causar fadiga muscular. Outra causa provém da flexibilidade do seu pescoço: movimentos repentinos podem ferir os músculos que cicatrizam lentamente devido à tensão constante.

Sintomas da Cervicalgia

Cervicalgia

A cervicalgia causa dor localizada, portanto raramente irradia para fora. Você pode experimentar algo leve como um “pescoço rígido” ou grave como a incapacidade de virar a cabeça devido a dor ou músculos apertados. Você pode referir à sua cervicalgia como “um crek no pescoço”.

Outro sintoma de cervicalgia é uma dor aguda em seu pescoço sempre que você move a cabeça de repente. A dor geralmente desaparece quando você relaxa. Às vezes, não retorna regularmente. Às vezes, você pode sentir isso toda vez que você gira sua cabeça ou dobra seu pescoço.

O desconforto pode ser apenas uma sensação de aperto em seu pescoço que pode se estender na parte superior das costas. Seu pescoço e as costas podem ser sensíveis ao toque, tornando a massagem muito dolorosa.

Estes sintomas são característicos da cervicalgia clássica. Outros sintomas são dores de cabeça e rigidez geral do pescoço, bem como uma sensação de queimação e dor na parte superior das costas e pescoço. Estes sintomas às vezes podem apontar para uma doença mais grave do que a cervicalgia. Em caso de dúvida, procure um exame médico.

Causas da Cervicalgia

Lesão: a causa mais óbvia de cervicalgia é uma lesão. Se você esteve em uma situação em que você pode ter se ferido, como em um acidente de carro, é importante que você veja um médico imediatamente. Um exame vai excluir outras condições mais graves.

Contração do pescoço: lesões microscópicas em seus músculos do pescoço, de lesões esportivas ou acidentes, podem fazer com que os músculos se contraiam. Essas lesões costumam se curar por conta própria, mas podem piorar se você não ficar em repouso. A maioria das lesões ocorrem no músculo trapézio ou o músculo escapula elevador.

Stress: o estresse é uma causa muito comum de dor no pescoço. Muitas pessoas mantêm seu estresse no pescoço e nos ombros, apertando inconscientemente esses músculos sempre que se encontram numa situação estressante. Ao longo do tempo, isso leva a músculos exauridos e sobrecarregados.

Ergonomia no local de trabalho: o modo como você senta em uma cadeira na sua mesa também pode causar cervicalgia. Sem uma configuração ergonomicamente adequada, você facilmente pode desenvolver dor no pescoço e nas costas.

Cifose: esta condição, também conhecida como síndrome da postura cervical, afeta atletas como ciclistas, jogadores de baseball, levantadores de peso e fisiculturistas.. A cifose é causada por um movimento repetitivo que promove essa postura, como no caso de ciclistas, ou por um regime de musculação desigual que torna os músculos do peito mais fortes do que os músculos das costas, puxando o corpo para a frente.

Músculos apertados: músculos contraídos em seu pescoço e parte superior das costas, impedem a circulação sanguínea necessária. Esta condição pode ser causada por cifose, falta de ergonomia no local de trabalho, escoliose e má postura. O alongamento incompleto após as sessões de treinamento também pode ser um fator. Uma vez que seus músculos se afrouxam ao trabalhar, você tem que esticá-los adequadamente para esfriar ou eles vão contrair e apertar.

Que tal tratar suas dores no pescoço com nossos ortopedistas? Agende uma consulta.

Tratamento da Cervicalgia

O tratamento para cervicalgia varia de acordo com os sintomas e causa. O tratamento inicial pode envolver anti-inflamatórios e analgésicos. Você também pode ser avisado para usar um colar cervical temporário para suportar sua cabeça. Usar o colar dá aos músculos do pescoço a chance de descansar e curar.

Se uma lesão não causou dor no pescoço, isso pode ser devido ao estresse. Nesse caso, você pode tomar medidas em casa para aliviar sua dor. Anti-inflamatórios específicos ajudam seus músculos a relaxar, o que também reduz sua dor. Uma almofada também ajudará.

Se você passar muito tempo na sua mesa no trabalho ou em casa, você pode tomar precauções para prevenir a cervicalgia. Certifique-se de que sua cadeira suporte sua parte inferior das costas. Seus pés devem descansar no chão, com os joelhos dobrados em um ângulo reto. Ajuste os braços da sua cadeira de modo que seus cotovelos e antebraços descanse na cadeira. Descanse os antebraços na área de trabalho se o seu teclado estiver na parte superior da mesa. Se a sua mesa estiver muito alta, talvez seja necessário um apoio para os pés para se sentar confortavelmente e com segurança.

Se você tem cifose, massagem e alongamento ajuda a relaxar os músculos na parte superior do tórax e pescoço. O fortalecimento dos músculos na parte superior das costas pode ajudar a reequilibrar seu corpo. A dor causada por cifose muitas vezes parece piorar se você ficar de pé ou sentar na mesma posição por um longo período de tempo, mas a dor geralmente desaparece quando você começa a se mover.

Independentemente da causa, sua cervicalgia pode ser contínua e persistente. Se o desconforto não desaparecer consulte um médico.